Opinião

Publicado: Quarta-feira, 20 de julho de 2016

O 1º passo: Autoconhecimento

Por Bruno Costa.

O 1º passo: Autoconhecimento
"O autoconhecimento é o primeiro passo para a conquista de um objetivo."

O autoconhecimento é uma tarefa que há muitos séculos, filósofos, historiadores, sociólogos, psicólogos, e o ser humano de modo geral, estão em busca. Conhecer a si mesmo é a base de qualquer relação social e também individual. A famosa frase “Conhece-te a ti mesmo”, atribuída ao filósofo Sócrates, nos reflete ao grande desafio da nossa existência. Estamos vivendo num mundo tão rápido, onde transformações acontecem todos os dias, onde a velocidade é sinônimo de conquista, que mal temos tempo de um exercício tão simples e poderoso, olhar para o nosso eu.

Buscamos constantemente a realização, o progresso, a conquista de metas e objetivos, e no decorrer do caminho, nos deparamos com o fracasso, com o desânimo, com a desistência. Mas qual será a razão para isso? Existem muitos fatores que podem justificar, como a falta de um planejamento estratégico adequado, a definição de metas não reais,e etc. Mas, de nada valerá um bom planejamento, se não soubermos o mínimo sobre nós. O autoconhecimento é o primeiro passo para a conquista de um objetivo. Devemos conhecer os nossos limites, saber de nossas forças e fraquezas, saber das ameaças e oportunidades que podem dificultar e agregar a nossa jornada rumo a realização.

Cada um deve buscar a sua maneira de olhar para si, não existe receita para isso. Seja reservando dez minutos do seu dia para uma conversa com você mesmo, seja na leitura de um livro que lhe agrade, numa música que lhe traga paz, em uma atividade física, etc. Busque aquilo que te traz felicidade, e assim, estará buscando conhecer a si mesmo.

Bruno Costa é empreendedor, graduado em Marketing e formando em Coaching. Acredita no sonho e no empreendedorismo como ferramentas de transformação do ser humano e da sociedade em que ele está inserido.

Comentários