Cinema

Publicado: Terça-feira, 23 de novembro de 2010

Um mundo de filmes no Cinema Mundo

Festival Internacional acontece entre 25 e 28 de novembro.

Um mundo de filmes no Cinema Mundo
O curta O Som do Tempo será exibido no Festival

Itu sedia, entre os dias 25 e 28 de novembro, o IV Cinema Mundo - Festival Internacional de Cinema, com o apoio da Prefeitura, parcerias da Protur, Espaço Fábrica São Luiz e Itu.com.br, apoio institucional do Centro Técnico Audiovisual (CTAV) e apoio cultural da EICTV.

Os objetivos do IV Cinema Mundo - Festival Internacional de Cinema de Itu, são trabalhar na integração entre cineastas, estudantes e amantes da sétima arte, difundir o cinema nacional e levar a cultura cinematográfica nacional para o interior. O IV Cinema Mundo terá uma Mostra Competitiva de Curtas-metragens, aberta a filmes nacionais e ibero-americanos. Os formatos são Documentário, Ficção, Animação e Experimental. E neste ano você também pode ajudar o Cinema Mundo! Saiba como, clicando aqui.

Os filmes selecionados de todas as regiões do Brasil e dos países ibero-americanos concorrerão aos prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Argumento, Melhor Fotografia, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem, Melhor Desenho de Som e Melhor Música Original. O Melhor Filme será premiado pelo Centro Técnico Audiovisual, com uma cópia em 35mm. Confira a programação completa com datas e horários dos curtas!

O presidente do júri será o cineasta Andrea Tonacci. O público também poderá participar da escolha, selecionando o filme que receberá o prêmio CINEMA MUNDO. Na Mostra Competitiva há uma categoria especial para filmes produzidos apenas no interior paulista, que concorrerão ao troféu RAIZ. Veja quem serão os jurados da quarta edição.

Os diretores dos curtas em competição, que em sua maioria percorre o circuito nacional e internacional de festivais, estarão presentes para debater com o público ao final das sessões. Os cineastas Joel Yamaji e Ricardo Miranda coordenarão os workshops de Roteiro e Montagem, respectivamente. Ao final, o cineasta e estudioso Luiz Rosemberg Filho fará um encontro histórico com o público presente, falando de direção e novos olhares. Helena Ignez será a convidada especial do Festival.

Entre as atrações, a população poderá ter acesso gratuito a 40 filmes distribuídos em mostras nacionais e ibero-americanas. O evento, que engloba exibição de filmes, palestras, mesas de debate e workshops, acontece no Espaço Fábrica São Luiz, na Rua Paula Souza, 492, centro.

Edições anteriores

Na primeira edição do Cinema Mundo, em 2007, foi realizado o Encontro Internacional de Estudos Cinematográficos, com a presença de realizadores e filmes da Alemanha, Dinamarca, Cuba e Argentina. Foi feita ainda uma homenagem ao cineasta Anselmo Duarte que, após o festival, constituiu a “Fundação Anselmo Duarte”, na cidade de Salto.

Já na segunda edição, o enfoque foi o Encontro das Américas, com participação de realizadores e filmes da Argentina, EUA e Cuba. “Tivemos a presença de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, que reuniu mais de 200 pessoas em uma noite, e de Paulo Betti, com exibição de filme e apresentação de música simultaneamente. Foi surpreendente o fascínio dos jovens pelo Zé do Caixão, especialmente porque a maioria nem tinha nascido quando ele estava mais em evidência”, afirma Renata Saraceni, promotora do Festival.

Na terceira edição, em 2009, durante o seminário “A Arte de Assistir Cinema”, o público pode ter uma introdução a cada uma das áreas de construção de uma obra cinematográfica, além de assistir a filmes memoráveis em homenagem ao Ano da França no Brasil, com a ilustre presença de Elke Maravilha.

Leia mais: www.cinemamundo.com

Comentários