Esportes

Publicado: Quinta-feira, 21 de junho de 2007

As disputas no Vôo Circular Controlado

As disputas no Vôo Circular Controlado
O VCC pode ser praticado em quatro modalidades
Speed ou velocidade: O speed é uma modalidade do VCC que consiste em atingir velocidades elevadas, os modelos podem chegar a 300 km/h. O avião é pequeno, tem uma asa só (bem comprida e fina), hélice com uma só pá (monopá) e um só estabilizador. Seu corpo é altamente aerodinâmico, tem só o tamanho sufuciente para abrigar o motor (0,15cc).
 
Acrobacia: Na acrobacia, o piloto deve executar uma seqüência de manobras específica. Os aviões são grandes, têm aproximadamente 1,50m de envergadura de asa, os motores usados vão de 0,40 a 0,60cc, em média nesta modalidade, o que mais conta é a precisão de comandos do piloto.
 
Team Race ou Corrida em conjunto: É como uma fórmula 1 de aeromodelos. O mecânico é a peça mais importante da equipe. Ele é responsável por um rápido abastecimento e partida, boa regulagem do motor, sinalizar ao piloto a hora de cortar o motor (no team race e no speed há um sistema para desligar o motor em vôo). O piloto deve decolar o avião rapidamente, ultrapassar os outros pilotos seguramente, ouvir o sinal do mecânico e desligar o motor na hora certa, levar o avião até as mãos do mecânico. Os modelos atingem 150/200 km/h. Voam de 2 a 4 pilotos de uma só vez.
 
Combate: No combate, 2 pilotos voam ao mesmo tempo, o avião não tem corpo, é só uma asa, o corpo fica embutido na asa e só os montantes do motor ficam para fora. É amarrado na cauda do avião uma fita de 1,50 a 2,00m, que é feita de papel crepom com uma costura de sisal passando pelo centro. As asas voam numa velocidade de 120 a 140 km/h fazendo acrobacias radicais. O objetivo é cortar a fita do adversário o máximo de vezes o possível (o que vale é o número de cortes, ou seja, vale mais ficar picotando a fita do adversário do que cortá-la pela raiz).
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