Esportes

Publicado: Quinta-feira, 21 de junho de 2007

As categorias do Aeromodelismo

As categorias do Aeromodelismo
A categoria mais praticada do aeromodelismo é o Rádio Controlado
Com a finalidade de simular os controles de uma aeronave de verdade, os modelos atuais utilizam tecnologias cada vez mais avançadas. E no aeromodelismo, as categorias são determinadas pela tecnologia da aeronave. Existem três categorias principais:
 
> Rádio Controlado - o aeromodelo é controlado por meio de um rádio de controle remoto. Nesta categoria os modelos são motorizados ou não, sendo o sistema de comando efetuado por um emissor de radiofreqüência que emite sinais codificados que são recebidos no receptor, colocado no modelo. Confira!
 
> VCC (vôo circular controlado) - o aeromodelo fica ligado ao aeromodelista por meio de cabos. Nesta categoria os modelos voam em círculo, comandados em altitude e atitude por dois cabos de aço. O VCC se divide em quatro modalidades. Confira!
 
> Vôo livre - o aeromodelo, depois de lançado, não sofre mais nenhuma interferência por parte do aeromodelista. Nesta categoria os modelos são todos planadores automáticos e, diferem no sistema de os colocar em vôo, não tendo, posteriormente, qualquer contacto com o solo.
 
Atualmente a categoria mais praticada é a de Rádio Controlado (RC), cujas aeronaves podem ter motores à combustão interna e motores elétricos. Os modelos mais modernos voam a mais de 200 metros de altitude e chegam a uma velocidade de 400 km/h.
Comentários