Esportes

Publicado: Terça-feira, 19 de junho de 2007

Qual o melhor aeromodelo: de fibra ou balsa?

Qual o melhor aeromodelo: de fibra ou balsa?
Os aeromodelos podem ter fibra em várias partes
Esta é uma questão bastante interessante, que já deve ter intrigado a muitos simpatizantes do aeromodelismo e que pouco ou quase nada se tem falado.

Os dois são bons, porém por serem materiais de características completamente diferentes, seus empregos devem ser muito bem estudados, de forma a se poder usufruir da melhor relação peso e resistência de cada um deles.

Devido aos muitos tipos de plástico reforçados com fibra de vidro, e muitas técnicas de laminação, que vêm a diferenciar um produto de boa qualidade ou não, é preciso que se faça uma breve análise do que seja uma boa matéria prima e um bom processo para fabricação de aeromodelos.

O que o comumente chamamos de fibra de vidro é na verdade um composto plástico, normalmente de poliéster ou de epóxi, reforçado com fibras de vidro, que vem a ser filamentos ou fios de fibra de vidro, dispostos em tramas ordenadas ou não.

Existem muitos tipos de fibras de vidro:
1. Fio contínuo ou roving – é um filamento de vidro contínuo, mais utilizado em laminações onde os fatores peso e resistência não sejam os objetos mais importantes a se considerar.

2. Manta – é o tipo de fibra de vidro mais comum. Bastante usado na produção de aeromodelos. São pequenos seguimentos de fio de roving, dispostos aleatoriamente, formando uma trama multidirecional. É muito fácil de ser empregado, porém, da mesma forma que o fio contínuo de roving, é mais utilizado em laminações onde os fatores peso e resistência não sejam os objetos mais importantes a se considerar.

3. Tecido – esta é a mais nobre das fibras de vidro. Existem tecidos: uni, bi, tri, ou quadriaxiais e o woving roving, que é o tecido mais comum. Os tecidos são mais resistentes que as mantas e absorvem menos resina para impregnação.

Com relação ao plástico para impregnação, temos basicamente:
1. Resina de poliéster – é a mais comum e mais barata.
2. Resina epóxidica (epóxi) – esta é a mais resistente e mais leve das resinas empregadas em plástico reforçado.
Comentários