Esportes

Publicado: Quarta-feira, 13 de junho de 2007

Treinos e Campeonatos no Wing Chun

Crédito: Camila Bertolazzi / www.itu.com.br Treinos e Campeonatos no Wing Chun
Além da parte prática, os alunos de Wing Chun aprendem os conceitos que envolvem a arte marcial
Uma curiosidade do Wing Chun, é que não existe campeonato nesse estilo de arte marcial. Segundo o único mestre de Itu, Peterson Menezes, os campeonatos não provam a real sabedoria e apenas aumentam o ego. “Nunca incentivamos campeonatos, pois isso, além de contrariar a verdadeira origem das artes marciais que é a busca pela harmonia, apenas fortifica o ego e o nosso apego por títulos e glória; isso apenas traz estagnação no crescimento humano”, explica o mestre.

Peterson ainda completa: “Eu não vendo vaidade e títulos, ‘vendo’ cultura, filosofia e conceitos que podem ser aplicados na vida e constituem a defesa pessoal, ou seja, Wing Chun é qualidade de vida e auto conhecimento”.
 
O Wing Chun é muito mais que apenas defesa pessoal ou luta marcial. Os treinos de percepção espacial, visão periférica, consciência corporal e estratégia militar chinesa permitem que esse sistema seja aplicado na vida cotidiana.
 
Os treinos de Wing Chun são divididos em quatro partes:
> Chi Kung – treino da energia interna (alongamento/isometria fazendo uso da respiração e da visualização);
> Teoria – conhecimento sobre a angulação corporal e sobre a cultura e a origem do Wing Chun;
> Prática – com variados exercícios, dependendo do nível do Wing Chun que o aluno está;
> Meditação.
 
Segundo Lucas Fraga Moreira Bertani, de 19 anos, os treinos de Wing Chun, melhoraram sua saúde física e espiritual. “Eu treino Wing Chun há quase 4 anos. Com ele, eu tive muito mais confiança em mim mesmo, porque eu sempre tive dores corporais e com os alongamentos do Wing Chun isso melhorou muito. Quase tudo melhorou para mim”.
Comentários