Esportes

Publicado: Terça-feira, 12 de junho de 2007

Wing Chun para todas as idades e sexos

Crédito: Camila Bertolazzi / www.itu.com.br Wing Chun para todas as idades e sexos
Michele afirma que escolheu o Wing Chun por não precisar de força
Os exercícios para estar bem posicionado durante o combate são feitos de forma a possibilitar a expressão das técnicas de angulação, de forma direta e automática, sendo que todos são feitos de maneira relativamente suave, o que permite pessoas de qualquer idade ou sexo treinar sem ferimentos.

“Fazia muito tempo que eu estava procurando algum tipo de arte marcial, afinal eu me interesso muito por isso, e achei que o Wing Chun foi a mais apropriada para mim. Pelo fato de ser mulher, eu não sou forte, e como o Wing Chun não usa a força, torna-se a melhor forma de se aprender uma arte marcial sem precisar de força”, é o que comprova Michele Ramos, uma jovem de 17 anos que pratica Wing Chun há 3 meses.
 
No Wing Chun Fât Cheong, são praticados exercícios tradicionais chineses, milenares, exercícios esses bem diferentes dos praticados no ocidente, que requer flexão de braço e abdominais, ou seja, um esforço muitas vezes cansativo. No oriente, os treinos condicionam todo tônus sem prejudicar as articulações, revigoram, pois são baseados no Chi Kung - um treino com a energia interna do corpo, que fazem os meridianos (canais usados na acupuntura) fluírem, harmonizando toda energia, e causando, após o treino, uma sensação de revigoramento.
 
Como o treino exige concentração, os praticantes do estilo são obrigados a esquecer o mundo e a se concentrar no “aqui e agora”, uma das teorias filosóficas aplicadas no 1º nível da arte marcial . O Chi Kung tem efeito comprovado pela ciência, regulando principalmente o  sistema nervoso, além dos sistemas endócrino, circulatório, esquelético, articular, respiratório e cardiovascular. Esse acúmulo de energia interna - Chi Kung - e a acupuntura são recomendados também para síndromes como Tensão Pré-Menstrual, dores musculares e articulares, e para o estresse diário.
Comentários