Esportes

Publicado: Segunda-feira, 11 de junho de 2007

Os seis níveis do Wing Chun

Todo nível tem um aspecto físico e espiritual, concreto e abstrato.
 
> 1º nível – Siu (pequeno) Nin (contemplação) Tau (cabeça): Esse nível é representado pela cor azul, o que lembra a água. Ele tem como objetivo principal fazer com que as pessoas trabalhem com o ego, e aos poucos abrir mão das coisas, e praticando a caridade. Nesse nível aprende-se a ter uma base sólida, absorver energia do céu e da terra, respirar corretamente, ocupar a linha central, como usar o braço de forma independente e como proteger o centro do corpo. Ensina também a não se preocupar com os problemas da vida, apenas a relaxar e a absorver conhecimento.
 
> 2º nível – Cham (procurando) Kiu (ponte): A cor que simboliza esse nível é a verde, o que lembra madeira, germinação e crescimento. O chute é introduzido no Wing Chun, mas como algo defensivo. Nessa fase é ensinado como controlar braços e pernas para acertar os pontos vitais no centro do inimigo, para isso, é proposto exercícios para deixar a energia corporal ainda mais dinâmicas, como por exemplo, movimentando-se em volta do oponente. Outro ensinamento desse nível é olhar para o inimigo de outros ângulos, procurando sempre o ponto fraco.
 
> 3º nível – Bil (apontar) Ji (caminho): O terceiro nível traz alguns questionamentos: Para onde aponta o meu caminho? Qual caminho devo seguir? Como posso recuperar o centro quando está perdido e retomar meus objetivos? A cor que representa esse nível e conseqüentemente os questionamentos é o vermelho, que simboliza fogo em expansão, o momento de tomar decisões na vida. Na parte física, os pontos da acupuntura são usados como alvo, e os praticantes aprendem como gerar grande força em um espaço curto.
 
Segundo o mestre de Wing Chun, Peterson Menezes, os três primeiros níveis são os pilares dessa arte marcial chinesa e pode ser resumida em 1º acumular, 2º colocar em movimento e 3º liberar energia. Ainda segundo Peterson, a partir dessas três etapas, o aluno já está pronto para tornar-se professor. Mas os ensinamentos não param por ai:
 
Os próximos níveis – 4º, 5º e 6º - são representados pela cor preta, que significa que o praticante já está pronto para a ação, e também que ele consegue agir naturalmente no escuro como se estivesse enxergando tudo.
 
> 4º nível – Muk Jong (estrutura de madeira): Nesse nível é introduzido o uso do boneco de madeira - como é conhecido no Brasil - que serve como um corretor de ângulos, e das técnicas aprendidas anteriormente, Durante essa fase acontecem treinos de percepção (com os olhos vendados), e treinamento para aprimorar o uso do chute na batalha. É durante esse nível também que se ensina simbolicamente a polir o diamante do conhecimento, ou seja, a controlar a energia interior; e só depois desse ensinamento, que segredos como o do lendário toque da morte são passados para frente.
 
> 5º nível – Look (seis) Din (pontos) Poon (meio) Koon (bastão): A primeira arma do Wing Chun é introduzida nos ensinamentos, o bastão de seis pontos e meio, uma arma longa (aproximadamente 3 metros) e pesada. O bastão, apesar do nome, pode ser utilizado de sete maneiras diferentes, todas diretas e precisamente no ângulo. Os treinos são em dupla, praticando como projetar energia e prever possíveis ameaças.
 
> 6º nível – Pa (oito) Cham (corte) Tou (faca/espada): No último nível do Wing Chun entra em ação a segunda arma da arte marcial, a faca de 8 cortes, ou também conhecida como facas borboletas. Ao contrário do bastão, é uma arma dupla e curta, porém fatal. No nível aprendem-se os conceitos teóricos e práticos de como usá-las, assim também como meditar para obter plena atenção. O significado do nível, que mostra o corte, é o desprendimento com as coisas materiais, ou seja, para evitar sofrimento deve-se viver as coisas do mundo apenas quando elas estão disponíveis.
 
As duas armas utilizadas no quinto e no sexto níveis são uma síntese das dezoito utilizadas no templo Shaolin, onde teve origem o Wing Chun.
Comentários