Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 7 de junho de 2007

Tapete colorido enfeita as ruas de Itu

O tapete tem cerca de 2 mil metros de comprimento.

Crédito: Deborah Dubner / www.itu.com.br Tapete colorido enfeita as ruas de Itu
O tapete enfeita o largo do Bom Jesus
Serragens coloridas, cal, pó de café, casca de ovo, palha de arroz e flores colorem o grande tapete que embeleza o centro de Itu no feriado religioso de Corpus Christi. A composição do tapete de 2 mil metros de comprimento envolve o trabalho de centenas de pessoas, que vão aprendendo a técnica e a arte, com o passar das gerações. Jovens, adultos e crianças doam seu tempo e alegria, presente em cada detalhe.

Em Itu a tradição da confecção do tapete em Corpus Christi ocorre há mais de 40 anos e segundo a lenda popular “nunca chove nesse dia”, tal como aconteceu este ano também. E, assim como em todos os outros anos, a beleza está em cada gesto. Bonita por natureza, esta festa religiosa é uma das mais belas do ano, porque traz alegria às ruas, reúne moradores, amigos e familiares, convida turistas e cria um clima fraterno entre as pessoas. Impossível ver e não admirar!

O tapete é confeccionado por
membros de associações e pastorais, paróquias e comunidades de jovens, que desde cedo começam o trabalho artístico de enfeitar as principais ruas do centro de Itu. Este ano, um dos trechos seguiu um projeto desenhado pela artista ituana Edna Meneghini. A idéia, de acordo com um dos participantes, é que nos próximos anos haja uma forte presença dos artistas da cidade, para trazer ainda mais glamour ao evento. Veja um vídeo com o seu depoimento!
 
No final da tarde, em clima de beleza e religiosidade, as ruas recebem a procissão com o Santíssimo Sacramento, com a participação de milhares de fiéis, logo após a Missa Campal, na Igreja da Matriz.

Os fiéis da Paróquia Sagrada Família, do bairro Cidade Nova, também celebraram com muita fé a festa de Corpus Christi. Nas primeiras horas do dia, crianças, jovens e adultos confeccionaram os tradicionais tapetes artesanais em um trecho da avenida da Paz Universal. Pontualmente às 15h, o padre José Roberto de Oliveira presidiu a missa campal e logo em seguida foi realizada a procissão pelas ruas do bairro, com muita música e oração, e principalmente na presença do Santíssimo Sacramento. Veja um vídeo de um trecho da procissão!
Comentários