Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 4 de junho de 2007

A origem da Festa de Corpus Christi

A solenidade foi instituída pelo Papa Urbano IV

A origem da Festa de Corpus Christi
O Papa Urbano IV (1261-1264)
"Corpus Christi" é a expressão latina que significa "Corpo de Cristo". Trata-se de uma festa móvel da Igreja Católica, celebrada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade e que celebra a presença real de Jesus no Sacramento da Eucaristia.

É uma solenidade de preceito, o que significa que nessa ocasião tornar-se obrigatório aos fiéis a presença na santa missa deste dia. Foi no século XIII que a Igreja passou a celebrar a solenidade de Corpus Christi.

Em 11 de agosto de 1264 o Papa Urbano IV, através da Bula Pontifícia "Transiturus de Hoc Mundo", determinou que a festa fosse realizada anualmente, na primeira quinta-feira posterior à festa da Santíssima Trindade, que por sua vez acontece uma semana após o dia de Pentecostes. Para celebrar a santa festa, São Tomás de Aquino criou um hino oficial ao Santíssimo Sacramento. Leia mais sobre essa bela história!

Urbano IV teve papel fundamental na criação da solenidade de Corpus Christi. Antes de assumir o cargo de Sumo Pontífice, ainda conhecido como o cônego Jacques Pantaleón de Troyes, foi ele quem escutou pessoalmente o relato da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon, em cujas visões era exigida a realização de uma festa em honra da Eucaristia. Eleito Papa, Urbano IV colaborou para o início desse costume secular da Igreja.

Os primeiros relatos são de que a festa de Corpus Christi foi celebrada pela primeira vez na Paróquia de Saint Martin, em Liége, na Bélgica, em 1230. No mesmo local, em 1247, teria sido realizada a primeira procissão eucarística já como festa na Diocese e depois tornando-se festa nacional na Bélgica.

Pouco tempo após a Bula Pontifícia "Transiturus" ser publicada, Urbano IV veio a falecer. Mesmo assim a festa de Corpus Christi ganhou força na Alemanha, na França e na Itália.

A tradição fez com que a solenidade ganhasse o mundo. O Brasil recebeu o costume de celebrar a festa de Corpus Christi como herança da colonização portuguesa. Tanto em Portugal quanto em território brasileiro, é comum que as ruas sejam enfeitadas no trajeto por onde se realiza a procissão eucarística.
Comentários