Entretenimento

Publicado: Quinta-feira, 24 de maio de 2007

CAFÉ: sem dúvida, a bebida mais popular do mundo

Crédito: Deborah Dubner / www.itu.com.br CAFÉ: sem dúvida, a bebida mais popular do mundo
Bebel Arruda é proprietária da Fazenda Bela Vista
Por Bebel Scarpa de Arruda, Engenheira Agrônoma e produtora de café

No dia 24 de maio comemora-se o Dia Nacional do Café. O Brasil é o maior produtor mundial de café, ocupando cerca de 30% desse mercado e se continuar do jeito que está, em 2010 se tornará o primeiro em consumo, ficando hoje atrás apenas dos Estados Unidos.

Baseado em estimativas  fornecidas pela ABIC, Associação Brasileira de Indústria do café, o consumo interno deverá crescer 6%, em média, por ano, incorporando mais de 1,1 milhão de sacas a cada 12 meses.

Em 2006 o consumo cresceu em 5,1% enquanto o consumo mundial avançou 1,5%, fazendo com que o Brasil mantenha uma posição importante no cenário mundial do agronegócio café.
 
A ABIC atribui o crescimento do consumo a um conjunto de fatores que se repete há anos, de forma consistente e duradoura tais como:
>melhoria contínua da qualidade de café oferecido aos consumidores
>consolidação do mercado de cafés tipo gourmet ou especiais e de alta qualidade
>divulgação dos benefícios do café para a saúde
>investimento em promoção e marketing
 
Considerando o segundo maior produtor de riquezas do mundo atrás apenas do petróleo, o café gera algo em torno de US$91 bilhões por ano ao mundo e US$4 bilhões para o Brasil.

São 350 mil produtores espalhados por 14 estados e estima-se que 8,4 milhões de empregos diretos e indiretos são gerados pela cadeia. 

Podemos observar um novo ciclo de prosperidade na cafeicultura não só pela quantidade e sim pela melhoria da qualidade do produto, preocupação dos cafeicultores que, em busca de maior competitividade, passaram a dedicar maiores cuidados ao cultivo e, sobretudo, à colheita e preparo.

Apesar da preocupação em agregar novos valores ao café não devemos esquecer que existem muitos obstáculos a serem ultrapassados pelos produtores que amargam na comercialização a incerteza quanto ao preço que o produto atingirá ao fim do processo de produção pois o sucesso daqueles que persistem no campo depende, em grande parte, da comercialização do produto gerado.
 
O expresso hoje, é a etapa do agronegócio café que mais cresce no mundo  fazendo com que o consumidor aprenda a reconhecer uma bebida de alta qualidade. Estamos caminhando para o amadurecimento do mercado interno, assimilando inovações.

Em fevereiro de 2005, o Brasil inovou, ele foi o único país do mundo a ter uma região oficial demarcada que indica a procedência geográfica do café servido nas cafeterias, com qualidade certificada e o grão produzido de acordo com um padrão estabelecido.A experiência foi inspirada nos vinhos franceses e italianos, cuja uva utilizada recebe um selo de denominação de origem controlada.
 
Mostrar que o café não é só cafeína e não faz mal à saúde é um desafio do setor que está sendo alcançado estimulando principalmente os jovens a saborear a nossa deliciosa bebida, seja ela quente, gelada, nas criativas receitas elaboradas pelo profissional tecnicamente habilitado, os baristas, que atuam nas cafeterias gerando informação e motivação para o consumo. 
 
Comemore o Dia Nacional do Café, sentindo o sabor e o aroma irresistível do cafezinho brasileiro!
Comentários