Cotidiano

Publicado: Sexta-feira, 11 de maio de 2007

Antonio Sant'Ana Galvão é o 1º santo brasileiro

Mais de 1 milhão de fiéis assistiram à cerimônia

Crédito: Camila Bertolazzi / www.itu.com.br Antonio Sant'Ana Galvão é o 1º santo brasileiro
O papa discursou para mais de 1 milhão de pessoas
Mesmo o Brasil sendo o país com o maior número de católicos do mundo, só agora os fiéis brasileiros podem gritar orgulhosos: “Nós temos um homem santo”.
Durante a missa de canonização de Santo Antonio Sant’Ana Galvão, o papa Bento XVI repetiu durante várias vezes a seguinte frase: FREI GALVÃO, HOMEM DA PAZ E DA CARIDADE, O PRIMEIRO BRASILEIRO ELEVADO A GRAÇA DAS GLÓRIAS.
 
Uma multidão de mais de 1 milhão de fiéis recebeu o papa Bento XVI no Campo de Marte, local em que foi realizada a missa de canonização de Frei Galvão. Dentro do papamóvel, o Santo Padre estava acompanhado pelo arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, e pelo seu secretário pessoal, George Gänswen. Antes de subir ao altar, o Santo Padre circulou entre os presentes, sendo saudado pelo hino oficial da visita ao Brasil.

Bento XVI ao declamar a fórmula de canonização, estabeleceu que o primeiro santo brasileiro deverá ser honrado entre todos os santos em toda a Igreja. Em seguida, sacerdotes entregaram ao Santo Padre um pedaço de osso de Santo Antônio de Sant'Anna Galvão, que será utilizado como relíquia do religioso. Outros objetos também foram entregues a Bento XVI, como o cálice que Frei Galvão utilizava para consagrar o vinho em sangue de Cristo.
 
Ao iniciar sua homilia, o Santo Padre definiu a ocasião como obra da Divina Sabedoria, que "permite que nos encontremos ao redor do seu altar, em ato de louvor e agradecimento por nos ter concedido a graça da canonização".
 
Ao agradecer pela hospitalidade do povo paulistano, demonstrada nos dias em que esteve na cidade, o Papa Bento XVI disse em seu discurso que "o Papa vos ama", e foi muito aplaudido, para em seguida completar: "E vos ama porque Jesus Cristo vos ama".

Após a bênção final, o papa e os co-celebrantes da missa de canonização desceram do altar e caminharam em procissão até a sacristia, instalada ao lado do altar, a cerca de 100 metros. Durante a procissão de saída do Santo Padre, o coral Mil Vozes entoou um canto em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, o Viva a Mãe de Deus e Nossa.
Comentários