Cotidiano

Publicado: Sexta-feira, 11 de maio de 2007

Mais de 40 mil fiéis e apenas uma voz: Bento XVI

Jovens de vários países da América estiveram presentes.

Crédito: Camila Bertolazzi / www.itu.com.br Mais de 40 mil fiéis e apenas uma voz: Bento XVI
Crianças, jovens, adultos e idosos lotaram o Estádio do Pacaembu
Por Camila Bertolazzi


Muita emoção e alegria descrevem o Encontro do Papa Bento XVI com a Juventude. Mais de 40 mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos compareceram ao Estádio do Pacaembu na tarde de quinta-feira, dia 10 de maio. Itu esteve presente, através da presença de jovens, fiéis, imprensa e administração municipal.

VEJA O ESPECIAL COMPLETO!
O evento foi aberto com o show da Banda Dominus, por volta das 16h. Jovens de todas as partes do Brasil e também de outros países latino-americanos marcaram presença nesse grande show. Entre os estrangeiros, identificavam-se grupos da Argentina, México, Paraguai e Chile, que, calorosamente, acolheram o Santo Padre. Além de grupos católicos de todo o Brasil.
Antes da chegada do Papa ao estádio, uma multidão de fiéis pôde saudá-lo pelas ruas e avenidas por onde passou o Papa Móvel. Ele sorriu e acenou para os fiéis durante todo o percurso, instantes antes de entrar no Pacaembu. No Papa Móvel além do Papa, estavam D. Odilo Pedro Scherer, Arcebispo da Arquidiocese de São Paulo, e seu secretário particular, George Gânswein.
 
Por volta das 18h, o Papa Bento XVI chegou, saudou a todos no estádio e saiu para saudar a multidão que estava na praça, aclamando seu santo nome. Em seguida, ele retornou ao estádio e a alegria contagiante dos jovens tomou conta de todos os espaços do estádio. Um momento inesquecível para todos os 40 mil que tiveram o privilégio de vivenciar.
 
Padre Silvio, 36 anos, pároco da paróquia Rainha dos Apóstolos, da Arquidiocese de São Paulo, abriu o evento saudando ao Papa e a todos os presentes. Em seguida D. Odilo acolheu o Santo Padre: "Queira abençoar essa juventude, Santo Padre, seja bem-vindo! Estamos felizes e queremos que se sinta em casa". Em nome da Comissão de juventude da CNBB, D. Eduardo Vieira falou ao Papa e foi muito aplaudido quando falou sobre a possível realização da Jornada Mundial da Juventude no Brasil.

O jovem sorocabano, Rodrigo Mendes Rosa, acolheu o Santo Padre em nome de toda a juventude do Brasil e da América Latina, em um discurso cheio de emoção: "Eis aqui representados os jovens de todo o Brasil, América Latina e Caribe. Queremos depositar em seu coração de Pastor, as nossas alegrias e tristezas. Queremos ser discípulos e missionários de Jesus Cristo. Para nós, Ele é o caminho, a verdade e a vida".

Depois das cerimônias iniciais, o Papa, os arcebispos, os bispos, os padres e todos os presentes assistiram a um espetáculo de dança típica brasileira, executado por jovens. O papa e os presentes puderam apreciar as raízes brasileiras, através de danças indígenas, capoeira e catira, ao som de Aquarela do Brasil, de Ary Barroso. Em seguida, eles presentearam o Papa com peças da cultura regional brasileira, que foram recebidas carinhosamente.

Logo depois, o momento mais esperado: o pronunciamento do Papa Bento XVI aos jovens de toda a América Latina e do Caribe. O discurso foi feito em português, e durou 37 minutos.
 

Após o pronunciamento, mais um momento emocionante: apagaram-se as luzes do estádio, que foi iluminado com isqueiros e lanternas, sob o som da música Ninguém Te Ama como Eu, cantada por Eugênio Jorge, da comunidade Mensagem Brasil, e Adriana Ribeiro, da Paulinas Comep.  Luz e comunhão invadiram os corações de todos os presentes.

Em seguida, foram feitas preces por vários representantes e no final, o Papa abençoou a todos. Aplaudido, ele saiu de papamóvel direto para o mosteiro São Bento, sua residência oficial em São Paulo.

Veja fotos dos bastidores dessa grande festa!

Comentários