Esportes

Publicado: Domingo, 22 de abril de 2007

Nadador ituano é destaque em todo Brasil

Vinícius é 10x campeão brasileiro em diferentes categorias.

Crédito: Camila Bertolazzi / www.itu.com.br Nadador ituano é destaque em todo Brasil
Medalhas, medalhas e mais medalhas...

Por Camila Bertolazzi


“Preciso acreditar em mim mesmo, depois na minha idéia e depois na minha habilidade”. São tantas medalhas e troféus que essa mensagem praticamente desaparece em meio a tantas conquistas.
 
Marcus Vinícius já trouxe muitas alegrias para Itu. Os principais resultados vieram no estilo borboleta, a especialidade do atleta. Atualmente, ele disputa os 200m borboleta e 1500m livre (grau).
 
Entre as centenas de competições que disputou, a principal foi a Multinations Portugal 2005, que faz parte da Liga Européia, onde Vinícius representou o Brasil, um dos países convidados para a competição. O atleta brasileiro foi o primeiro colocado nos 200m borboleta e 2º nos 400m medley, estilo que competia até o ano passado. Naquele ano, Vinícius competia na categoria Juvenil, e hoje, com 18 anos, compete na Junior.
 
O começo...
Vinícius, como prefere ser chamado, começou a nadar aos 2 anos de idade, mas só pegou gosto pelo esporte quando sua mãe o colocou em uma equipe, onde ele pôde participar de competições. Aos 7 anos Vinícius parou de nadar, e “foi essa época que eu descobri o meu amor pelo esporte, em menos de um mês percebi que eu não conseguia ficar sem a natação”, conta o atleta.
 
Assim como Vinícius, seus irmãos Mário e Mariana, também conquistaram várias medalhas para Itu, mas ambos pararam de competir. De acordo com Vinícius, esse é um problema que está se tornando freqüente em Itu. A equipe da cidade é composta por 25 atletas, sendo 24 com idade entre 8 e 14 anos, e o Vinícius, com 18 anos. “Isso acaba se tornando um ponto negativo para mim, porque nos meus treinos eu não tenho com quem competir”. E completa: “Isso acontece porque a maioria quando chega nessa idade opta por fazer faculdade e abandonam o esporte”, explica o atleta.
 
Vinícius contou que tem planos de cursar Educação Física, mas optou por adiá-los para o próximo ano com o objetivo de se dedicar ainda mais aos treinos. Mesmo sem estudar, a vida do atleta é corrida. São nove treinos por semana, com duração de 2h30 cada um, e mais cinco treinos de musculação, de segunda à sexta-feira.
 
Tanto esforço tem um motivo, Vinícius tem como objetivo fazer parte da seleção principal de natação, além de melhorar suas marcas: 1500m livre – 15’19’’63 e 1’59’’38 nos 200m borboleta, índices muito próximos dos “exigidos” pela Federação. Depois dos objetivos, os sonhos: participar das Olimpíadas de Pequim em 2008.
 
Segundo o técnico do atleta desde 1996, Marcelo Matiusso, Vinícius tem chances de disputar as Olimpíadas de Pequim “O Vinícius tem um ritmo muito bom de treino, se ele continuar assim, com certeza competirá nas Olimpíadas”, afirma Matiusso.
  
Atualmente Marcus Vinícius é patrocinado pela CAT – Centro de Avaliação e Treinamento, com apoio do fisiologista Márcio Linardi, Wizard Itu, Academia Tem Esportes, nutricionista Marta Rochelli, além da EPPO Ambiental, que patrocina toda a equipe de Itu.

Comentários