Sustentabilidade

Publicado: Quinta-feira, 19 de abril de 2007

Eles fazem a sua parte!

Eles fazem a sua parte!
Foto antiga do Rio Tietê, quando suas águas eram limpas
EMPRESAS


Conforme explica a educadora ambiental Patricia Otero, coodenadora de projetos da ong 5 Elementos e da empresa Mais Ambiente, muitas grandes empresas, a partir da década de 90, especialmente motivados pelo cenário da Eco 92 se mobilizaram a partir da discussão da criação de uma nova agenda com relação à gestão ambiental em meio ao seu âmbito. Muitas, preocupadas em alcançar e conservar a liderança do mercado e manter uma boa imagem, buscaram atender às novas normas que estavam surgindo: a série de normas ISO9000, relacionada a programas Gestão Ambiental e à série de normas da ISO14000, relacionadas ao Sistema de Gestão Ambiental.
"Contudo, mudar a forma de consumir, produzir e descartar são alterações complexas, acrescidas do enorme desafio que é inserir a Educação Ambiental (EA) em um campo de atuação marcado pela competição", afirma Patrícia. "
Certamente, para que a EA se torne parte das estratégias de gestão ambiental na empresa, os cargos de chefias devem ter a sua frente pessoas com ampla visão do campo ambiental, com capacidade de abordagens sistêmicas e de entender as diferenças entre os ritmos do campo social e do mercado”, finaliza a especialista. 

A Empresa ituana Hydro Alumínio Acro, parceira da Comarei de Itu, tem uma política de cuidado com o Meio Ambiente, baseada na produção do alumínio. Um dos principais objetivos da Hydro é aprimorar constantemente a tecnologia e os processos, de forma a melhorar a segurança e a saúde ocupacional das pessoas, a qualidade dos produtos e prevenir a poluição do meio ambiente, proporcionando um ambiente de trabalho limpo, organizado e seguro, reduzindo os resíduos e o consumo de recursos.

Outra empresa em Itu que tem uma ação concreta e inovadora é a Icotema. Voltada à preservação de madeiras de reflorestamento pelo sistema Vácuo-Pressão em Autoclave, a empresa existe há 40 anos, destacando-se no setor pela qualidade de seus produtos. O tratamento de madeiras de reflorestamento tem sido uma alternativa tecnológica para viabilizar cada vez mais o uso racional da madeira, mostrando que a Icotema é inteiramente voltada a esse propósito, contribuindo para a proteção e conservação do meio ambiente e da madeira de lei.


ONGS

Em Itu e região, algumas ongs já funcionam há algum tempo, seja para tratar de assuntos regionais, seja para levar à frente grandes causas, que envolvem a despoluição do Rio Tietê, preservação da mata atlântica, reciclagem e conscientização sobre a preservação do meio ambiente. Nossa equipe pesquisou algumas delas, para que você fique por dentro e participe de acordo com a sua vocação e interesse.


SOS Mata Atlântica

Fundação SOS Mata Atlântica é uma organização não-governamental. Entidade privada, sem vínculos partidários ou religiosos e sem fins lucrativos, foi criada em 1986 e tem como missão defender os remanescentes da Mata Atlântica. Um dos maiores projetos do SOS na região de Itu é na Estrada Parque, que liga a cidade até Cabreúva, e visa a proteção ambiental da Mata Atlântica e recuperação do Rio Tietê.
O maior problema do Tietê, quando passa por Itu e Salto é a poluição que vem de São Paulo e não do esgoto das cidades, já que quase 75% do esgoto de Itu é tratado na Estação de Tratamento de Esgoto do Canjica. Mas metade do esgoto doméstico da cidade de São Paulo não tem tratamento ainda.
O Bioma da Mata Atlântica, patrimônio nacional, só possui 7% de sua formação nativa. Portanto, é obrigação de todos cuidar e desenvolver projetos voltados à sua conservação.

Comarei (Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu)

A Comarei tem como objetivos o cooperativismo, a capacitação e a profissionalização dos catadores como  agentes  da  limpeza e proteção ambiental. A prática do consumo sustentável é essencial, diminuindo o volume de lixo descartado, aumentando a vida útil dos aterros sanitários e poupando recursos naturais, como: petróleo, minérios, energia e água. Reduzir, reutilizar, reciclar e repensar nossos hábitos de consumo e de descarte são alternativas que minimizam o problema lixo. Com esse trabalho, a cooperativa contribui de forma consciente para a preservação e melhoria da vida em nosso planeta.
Em um ano de coleta seletiva realizada pela COMAREI, obteve-se os seguintes ganhos ambientais:
20.400 árvores preservadas;
3060 m3 de espaço disponível no aterro sanitário municipal;
546 toneladas de areia foram poupadas;
600.000 litros de petróleo foram poupados.


AIPA (Associação Ituana de Proteção Ambiental)

Criada em fevereiro de 1986 por um grupo de sitiantes, fazendeiros e membros da comunidade ituana, a AIPA - Associação Ituana de Proteção Ambiental é uma organização não governamental sem fins lucrativos que lutou, inicialmente, pela cria
Comentários