Educação

Publicado: Quarta-feira, 11 de abril de 2007

Escola da Família realiza Gincana da Páscoa

Cerca de 70 crianças estavam na E.E. Pinheiro Júnior.

Crédito: Ana Paula Demarchi Escola da Família realiza Gincana da Páscoa
A equipe amarela foi a campeã
Por Lilian Araujo Sartório

No dia 7 de abril, pelo terceiro ano consecutivo, a Escola da Família da E.E. “Prof. José Leite Pinheiro” realizou a Gincana da Páscoa, para alunos da escola e participantes da comunidade. A gincana contou com mais de 70 crianças nas atividades.

Este ano, os universitários passaram por uma experiência a mais: além da arrecadação de doces e elaboração das provas da gincana, foi feita uma produção de ovos de Páscoa. Com a ajuda do voluntário Diego Barbieri, foram produzidos mais de 80 ovos de chocolate.

A divulgação da Gincana começa na semana anterior, quando os universitários e o educador profissional Marcelo Alves passam nas salas de aula para convidar os alunos. As crianças da comunidade que freqüentam a escola nos finais de semana também são avisadas, porém já estão habituadas a participar da gincana nesta época do ano.

Com o remanejamento de universitários do programa Escola da Família, no início deste ano, a Escola Pinheiro Jr conta agora com 14 universitários e dois voluntários, que foram distribuídos em coordenadores de equipe e cozinha, responsável pela preparação de pipoca, suco e limpeza.

As seis equipes participaram de diversas atividades, como corrida do saco, caça aos pontos, encher garrafas, entre outras. As regras principais para que as crianças pudessem participar das atividades eram não falar palavrões e respeitar as equipes adversárias. A pausa para o lanche foi realizada ao meio-dia, quando as crianças puderam descansar e retomar as atividades.

Neste ano, um casal de pais de alunos assistiram à gincana e gostaram muito do resultado. Os universitários e o educador profissional apóiam este tipo de atitude já que muitas vezes o convite é feito e os pais não deixam as crianças participarem por falta de conhecimento das atividades. A professora Antonia Regina, que leciona na escola, também assistiu a uma parte da Gincana da Páscoa.

Depois do intervalo, foram realizadas as últimas provas e a contagem dos pontos das equipes. A Amarela foi a campeã deste ano. Independente de colocação, o prêmio foi o mesmo para todos. As crianças receberam kits com doces adquiridos através de arrecadação e os ovos confeccionados.

Para cada criança, a Gincana da Páscoa tem um valor especial. A maioria das crianças da comunidade reside na favela do bairro Novo Itu e seus pais não têm condições para presenteá-las na Páscoa. Algumas chegam a passar todo o período (das 9h às 17h) em que a escola fica aberta aos finais de semana.

Para os universitários (Gisele Scaravelli, Marcelo Souza, Everton Matias, Lilian Sartório, Eliciana dos Santos, Clemilson da Silva, Antônio Sérgio, Ana Paula Demarchi, Jéssica Navarro, Graziele Patrícia, Joyce Kamo, Patrícia Gomes, Adriana de Fátima e Saulo Zeulli), voluntários (Júlio Jun Kamo e Diego Barbieri) e o educador profissional Marcelo Alves, é uma satisfação muito grande poder contribuir para a alegria destas crianças e proporcionar para elas um entretenimento saudável.
Comentários