Cotidiano

Publicado: Terça-feira, 6 de março de 2007

Mais Vida

Mais Vida
O câncer mais freqüente no Mais Vida é o de mama
Por Camila Bertolazzi

O Centro de Apoio ao Portador de Câncer, Mais Vida, é uma Organização não-Governamental que iniciou suas atividades em 2005 na cidade de Itu, e desde então vem realizando atendimentos diversos aos portadores de câncer e a suas famílias.

Diante da realidade atual sobre o câncer e o alto custo exigido em seu tratamento, muitos portadores não conseguem manter uma boa qualidade vida por falta de recursos. Identificando a necessidade de auxilio ao tratamento básico, psicológico e nutricional da doença, o Mais Vida passou a desenvolver atividades de suporte ao portador e familiares, oferecendo maiores condições para lidar com a situação.
 
“Além de assistir aos pacientes, nós prestamos atendimentos a seus familiares, trabalhando principalmente com o lado emocional”, afirma Fernanda Oliva, assessora de imprensa do Mais Vida. E completa: “Claro que o paciente tem atendimento preferencial, mas muitas vezes a família não tem estrutura para cuidar de um doente”.
 
O Mais Vida oferece vários cursos para as pessoas atendidas no centro, entre eles, a fabricação de bijuteria, pintura em tecido, transado em fita, biscuit e culinária, onde os mesmos aprendem a cozinhar a base de soja. Todos os cursos são ministrados por voluntários.
 
Pessoas com todos os tipos de câncer são atendidas na ong, basta ter mais que 18 anos de idade. Segunda a assessora do Mais Vida, o câncer mais freqüente entre as pessoas atendidas no centro de apoio é o de mama.
 
Além de Itu, são atendidas pessoas de outras cidades, como de Salto, Cabreúva, Porto Feliz, São Roque, Mairinque, Boituva, Indaiatuba, Cerquilho e Tietê; um total de 136 portadores de câncer que recebem todo o tipo de assistência médica e psicológica da equipe do Mais Vida.
 
A maior parte da renda que mantém a organização vem através de doações, sendo espontâneas, ou por tele marketing. Aproximadamente 20 pessoas trabalham no setor de marketing do Mais Vida, que ligam nas residências de Itu e das outras cidades onde residem pacientes atendidos pela Ong. Os artesanatos produzidos nas oficinas de arte também são vendidos, gerando renda para a mesma.
Comentários