Sustentabilidade

Publicado: Terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Artistas redigem manifesto a favor da Amazônia

As temperaturas podem subir 6ºC na Amazônia em 100 anos.

Artistas redigem manifesto a favor da Amazônia
80% dos gases lançados na atmosfera pelo Brasil vêm da Amazônia
 
Mais de 2.500 cientistas reunidos em Paris concluíram no início de fevereiro, um dos maiores estudos sobre as mudanças do clima no mundo. O resultado confirma o que cidadãos já sentiam: a terra está mais vulnerável a ondas de calor, tempestades e secas. O relatório diz que o planeta está ficando assustadoramente mais quente. E que a culpa é de todos.
 
Entre os resultados, importantes e desastrosas informações sobre a Amazônia foram divulgadas. A Amazônia é a região do Brasil onde a temperatura mais deve aumentar com o avanço do aquecimento global. As previsões falam entre 2ºC e 6ºC a mais até o fim do século. O aumento maior ali tem dois motivos. Primeiro, a distância do mar. Em climas tropicais, quanto mais longe do oceano, mais quente é a área. Com a Amazônia mais quente, o solo, que sempre foi muito úmido, vai perder água. Esse é o segundo motivo para o aumento tão grande de temperatura na região: com pouca água na terra, diminui a evaporação. Como a evaporação ajuda a esfriar a superfície, sem ela, os termômetros sobem ainda mais.
 
Pesquisadores garantem que as imagens da estiagem de 2005 no local são um reflexo das mudanças climáticas. No mesmo ano, a Amazônia sofreu a seca mais violenta dos últimos 60 anos. A falta de chuva baixou os rios a níveis catastróficos. Em alguns pontos, eles simplesmente sumiram do mapa. Este região que sofre com o aquecimento global também contribui para o problema: 80% dos gases lançados na atmosfera no Brasil vêm das queimadas na Amazônia.
 
Com o objetivo de tentar salvar a Amazônia, atores da minissérie global “Amazônia” redigiram um manifesto, que após obter o número suficiente de assinaturas, será destinado ao Presidente da República para que sejam tomadas as providências necessárias para resolver este sério problema brasileiro e mundial: a devastação da floresta.
 

Você também pode contribuir para que a Amazônia seja salva. Participe!

Comentários