Animais

Publicado: Terça-feira, 23 de janeiro de 2007

O Bicudo

Bicudo

Crédito: site do criatório O Bicudo
O campeão Gengis Khan é o principal reprodutor
O bicudo é um pássaro de muita fibra. Fibra é uma forma de definir valentia, porém pássaros de fibra são capazes de duelar cantando por várias horas sem partir para vias de fato. Assim ele defende seu território de forma nobre, ou seja, quem canta mais conquista o território.

Os bicudos são nascidos em domesticidade e defendem seu território (a gaiola) cantando.
 
“A principal vantagem de ter um pássaro de fibra é que ele começa a cantar bem cedo, em qualquer lugar e enfrenta outros bicudos, não se inibindo por nada. E não importa o que ele ouve, sempre canta”, afirma o proprietário do Criatório Quinto Dia. Segunda explica, no criatório os bicudos são criados no sistema de poligamia (um macho para várias fêmeas) com o Campeão GENGIS KHAN, como principal reprodutor. Este belo bicudo já conquistou vários troféus em etapas do campeonato nacional (Torneio de Fibra) e hoje está sendo utilizado somente para reprodução. As fêmeas são selecionadas entre grandes campeões.

“Acreditamos no poder de Deus agindo através de uma genética apurada. Estamos criando futuros campeões.”, explica Rafael.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

O Bicudo,Oryzoborus Maximiliani, sem sombra de dúvida, é o mais aristocrático dos pássaros canoros. Possui canto melodioso, rico em notas e com voz flauteada. Toma postura ereta ao cantar, com o peito empinado e a cauda abaixada, destacando sua valentia e disposição para disputas territoriais. A frase musical do canto dos bicudos apresenta, por vezes, mais de 20 notas.

Existem algumas subspécies, entre elas destacam-se pela valentia e canto: Oryzoborus m. maximiliani (Bicudo-verdadeiro) e Oryzoborus m. atrirostris (Bicudo-do-bico-preto).

Quando adultos, os machos apresentam coloração preta, com uma mancha branca na parte externa das asas. Seu bico é branco ou manchado na maioria dos bicudos. Os da subespécie Astrirostris apresentam seu bico totalmente preto.
 

As fêmeas e os filhotes apresentam coloração parda, em tons de castanho. Durante a maior parte do ano são encontrados aos casais. Territorialista por essência, demarca para si uma área circular com cerca de cem metros de raio, que defende contra todos os intrusos. As disputas por território e pela simpatia das fêmeas apresentam forma de desafio de canto, dificilmente chegando à agressão física. Essa característica permitiu ao homem a organização de torneios, com disputa de cantos entre bicudos colocados próximos uns dos outros.
Comentários