Turismo

Publicado: Segunda-feira, 4 de julho de 2011

Fazenda do Chocolate, um passeio encantador

Delícias gastronômicas e entretenimento para toda a família

Crédito: Arquivo da Fazenda do Chocolate Fazenda do Chocolate, um passeio encantador
A tricentenária Fazenda do Chocolate tem se dedicado ao turismo rural durante mais de 20 anos
A Fazenda do Chocolate é uma ótima opção para as crianças de todas as idades. Além de todas as delícias gastronômicas, a Fazenda conta com vários atrativos para o entretenimento dos pequenos. O contato direto com a natureza através dos animais, além de divertir, proporciona às crianças conhecimento e respeito à fauna e a flora brasileira. Um imperdível passeio em família!
 
Gastronomia de primeira
 
“Olha! Um lago de chocolate!”, é a reação de Bruninha ao entrar na Lojinha da Fazenda do Chocolate e se deparar com uma cascata que transborda chocolate. Ela e todas as crianças devem ter o mesmo pensamento (e vontade): mergulhar de boca aberta nesta cascata. Mas não pode. Que pena! Ali apenas os morangos e uvas em espetos podem se banhar. Aí sim, depois de cobertos de chocolate, farão a alegria e lambuzeira das crianças... e adultos!

A Fazenda do Chocolate, pioneira em Turismo Rural há mais de 20 anos, é famosa pela beleza e qualidade de seus doces caseiros, tortas, bolos, mouses, pavês, e - claro – todos os tipos de chocolate que alguém pode imaginar. Passar pela Fazenda e não levar alguma coisinha é impossível. Seja para comer na hora ou para presentear com caixinhas ou cestas, as ofertas são irresistíveis: grão de café coberto com chocolate (uma das especialidades da casa), chocolate em gotas, em barra, recheado, colorido, branco, com castanha, com caju, com cereja e até em formato de cacau, para comer acompanhado de um bom café expresso ou de um chocolate quente com gosto de mingau.
 
Os chocolates da Fazenda da Serra são produzidos com receitas tradicionais da família Hacker, vindas da Alemanha e elaboradas com os melhores ingredientes. Já os Doces Caseiros são produzidos com ingredientes de primeiras e frutas selecionadas na própria Fazenda ou então por produtores conhecidos dos proprietários, o que garante a boa qualidade dos produtos.
 
Na pitoresca adega, antiga Senzala de escravos, há ainda conservas especiais, queijos, macarrões, mel e bolachas gigantes de polvilho produzidos na fazenda. Já os vinhos, licores e aguardentes são produzidos na região por descendentes de imigrantes italianos que mantêm a técnica de produção herdada de seus antepassados.
 
Outro ponto forte da fazenda é o café. Nada melhor do que aquele cheirinho de café feito na hora. Agora imagine torrado e moído na sua frente! Produzido na fazenda, o café é vendido em grãos torrados ou moídos. A coloração mais clara, com torrefação padrão europeu, garante o sabor suave.
 
Para quem quer passar o dia, a fazenda oferece uma lanchonete, com salgados, crepes suíços, milho verde cozido, pamonha, cural, sucos naturais e côco verde, típica culinária caipira. E a sorveteria por quilo, com mais de vinte tipos de sorvetes artesanais produzidos na Fazenda, com diversas opções de coberturas e complementos.
 
Natureza e tradição caipira
 
Mas os encantos deste lugar vão além da gastronomia. Saindo da “Fantástica loja de Chocolates”, você também encontra na Fazenda um típico programa familiar da região. O contato direto com a natureza se amplia quando as crianças interagem com os animais da fazenda, ajudam a tirar o leite da vaca, brincam com os coelhos que vêm comer na mão, jogam ração para os peixes que fazem uma festa no lago, caminham ao lado do pavão, conversam com as araras e até passeiam de pônei ou charrete.
 
A Casa do Caipira – outro canto especial da fazenda - é uma casinha aconchegante, com jeito de roça, fogão a lenha, cama de palha e todo o charme que a proprietária Célia Hacker imprimiu em suas paredes e mobiliário. Assim que a gente passa pela varanda e entra na sala, o apetite já fica acordado, como aquelas casas de fazenda da vovó, onde basta colocar o pé para sentir o cheirinho do bolo de fubá assando no forno. A casa do Caipira é um espaço de visitação, de acordo com as regras da fazenda.
 
E mais: tem também o Quintal do Caipira, que fica logo na entrada da fazenda, especialmente esperando os visitantes para começar bem o passeio com a alegria e humor. Quem recebe a “gentarada” é o famoso caipira Timóteo, do Roteiro Caipira. Com aquele humor que todos adoram e seu jeitinho de “cumpadre” que conquista crianças e adultos, Timóteo conta causos de morrer de rir, faz briga de galo e aproveita a chegada de qualquer pessoa para uma boa prosa.
 
A Fazenda também oferece outros atrativos, como as cavalgadas aos finais de semana, feriados e férias. O percurso tem 4 quilômetros pelos morros da Serra do Japi.
 
Na loja de artesanato, o visitante encontra redes, mantas, brinquedos de madeira, enfeites artesanais e produtos da região. Tudo escolhido cuidadosamente pela família proprietária, sempre privilegiando o bom gosto.
 
Cenário para gravações
 
Toda esta beleza e capricho já foram registrados por várias câmeras profissionais. A Fazenda do Chocolate está no Guia do Turista, Guia Brasil 4 Rodas, Guia Fuja de São Paulo e Guia Viajar Bem e Barato. Na televisão, também já foi cenário de vários programas e novelas. A TV Record gravou cenas de “Escrava Isaura”. Louro José, do programa da Ana Maria Braga, também conheceu as dependências da Fazenda. E o Canal Rural esteve presente com o programa Sabor Rural. 


A Fazenda do Chocolate fica na 
Estrada Parque (SP 312) - Km 90 - Itu/SP. Mais informações pelo telefone 4022-5492.

Leia mais: www.fazendadochocolate.com

Comentários