Cultura

Publicado: Domingo, 10 de janeiro de 2010

9ª edição da Festa Italiana começa no dia 23

Confira a programação litúrgica do evento e as atrações!

Crédito: www.itu.com.br 9ª edição da Festa Italiana começa no dia 23
Comidas típicas e muita diversão!
A 9ª edição da tradicional Festa Italiana de Itu começa dia 23 de janeiro, às 10 horas, com a missa italiana presidida por Dom Joaquim Justino Carreira, bispo auxiliar de São Paulo. Durante a celebração o canto “O Coral da manhã” será apresentado e haverá uma homenagem a duas famílias de Itu: Scalet e Benedetti. O evento comemorativo prossegue nos dias 24, 30 e 31 de janeiro e 05 de fevereiro, com shows e muita diversão para os milhares de ituanos e turistas que participam dessa grande festa religiosa.
 
Diversas barracas serão espalhadas por toda a rua Barão do Itaim, no centro histórico da cidade, com comidas e bebidas típicas, como macarrão, pizza, pastel, polenta, frango, massas, porções, vinho, entre outras delícias.
 
O cantor Agnaldo Rayol participa da festa no dia 05 de fevereiro, no jantar Show Italianíssimo, que acontecerá no Itu Plaza Hotel. Os convites estão esgotados!
 
Confira a programação musical:
 
> Dia 23 de janeiro (sábado)
Maestro Bonani e banda, a partir das 20h30;
 
> Dia 24 de janeiro (domingo)
Banda Via Roma, a partir das 20h30;

> Dia 30 de janeiro (sábado)
Renato Gabiani e banda, a partir das 20h30;
 
> Dia 31 de janeiro (domingo)
Fred Rovella e banda, a partir das 20h30;
 
> Dia 02 de fevereiro (terça-feira)
Maestro Bonani e banda - O horário do início do show respeitará o término da tradicional procissão de Nossa Senhora da Candelária.
 
Aproveitando o mesmo palco montado para a Festa Italiana na Praça do Carmo, a Prefeitura de Itu promoverá espetáculo de humor e música com o personagem Caipira Tonho Prado, comediante que se apresenta na emissora católica TV Aparecida. O evento, realizado em comemoração aos 400 anos de Itu, será no dia 1º de fevereiro, a partir das 20 horas.

Festa em Louvor a Padroeira
 
A festa religiosa em louvor a Nossa Senhora da Candelária, padroeira da cidade de Itu, acontecerá entre os dias 14 de janeiro e 02 de fevereiro. Confira a programação:
 
Tríduo Preparatório:
 
Dia 30 de janeiro
19h – Missa solene presidida por dom Gilberto Pereira Lopes, arcebispo emérito de Campinas. Canto: Coral Família Spinoso;
 
Dia 31 de janeiro
19h – Missa solene presidida por dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, bispo de Itapetininga. Canto: Coral Vozes de Itu;
 
Dia 01 de fevereiro
19h – Missa solene presidida dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, arcebispo metropolitano de Sorocaba. Canto: Banda Mensageiros de Cristo;  
 
Dia 02 de fevereiro – Dia Litúrgico de Nossa Senhora da Candelária
07h – Missa solene presidida por dom Osvaldo Giuntini, bispo diocesano de Marília. Canto: Coral Nossa Senhora do Carmo;
09h30 – Benção das velas;
10h – Missa solene presidida pelo padre Joaquim Wladimir Lopes Dias, administrador diocesano de Jundiaí. Canto: O canto da manhã;
19h – Missa solene presidida por dom Gil Antônio Moreira, arcebispo metropolitano de Juiz de Fora. Canto: Violões.
 
Após a missa, haverá Procissão Luminosa pelas ruas centrais da cidade, com todas as paróquias e comunidades, trazendo as imagens de seus(as) padroeiros(as).   
 
A Festa Italiana é uma iniciativa da Paróquia Nossa Senhora da Candelária para arrecadar fundos em prol da reforma da igreja Matriz. Mais informações pelos telefones (11) 4022-0819 e 4023-0638.
Comentários