Animais

Publicado: Sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Sorocaba se mobiliza contra Rodeios

Grupo busca 20 mil assinaturas com caminhada neste domingo.

Sorocaba se mobiliza contra Rodeios
Cãominhada busca 20 mil assinaturas para projeto de lei que proíba a realização de rodeios em Sorocaba
Sorocaba é uma das poucas cidades que tem lei originária de iniciativa popular. Em 1991, ambientalistas coletaram pouco mais de 10 mil assinaturas de eleitores e protocolaram um projeto de lei que, ao ser aprovado, originou a lei que, hoje, regulamenta a corta e a poda de vegetação de parte arbórea do município.      

A Constituição Brasileira permite e a Lei Orgânica do Município reza que se 5% dos eleitores sorocabanos assinarem um projeto de lei, ele ingressará na Câmara e terá  o mesmo trâmite dos projetos elaborados pelo executivo ou por qualquer um dos eleitores.
Com aproximadamente 400 mil eleitores, hoje precisaríamos de 20 mil assinaturas para a aprovação de um projeto.       

Gabriel Bitencourt, que coordenou o primeiro projeto de lei de iniciativa popular, diz: ”a dificuldade de se obter a adesão para um projeto deste tipo é que se faz necessária a anotação do número do título de eleitor para aderir ao projeto, mas a vantagem é que a sociedade toma conhecimento, participa e debate o objeto da proposição”.

20 mil assinaturas para proibir Rodeios em Sorocaba

No próximo dia 04 de outubro (domingo) haverá  uma atividade denominada “Cãominhada”. Os organizadores buscam dar ênfase sobre a proteção e direito dos animais. As Organizações não governamentais e ativistas em defesa dos direitos dos animais estarão fazendo parceria neste evento e, além de defender o objetivo da passeata, vai também convidar os participantes a assinarem um novo projeto de lei para que se proíba a realização de rodeios em Sorocaba. O grupo considera os Rodeios como sinônimo de maus tratos e sofrimento para os animais.

Número do título de eleitor é fundamental

Para tanto, será necessário que cada um leve seu título de eleitor para assinarem esse projeto, segundo o que determina a Lei Orgânica do Município. Esse movimento será o início de uma grande jornada que os ativistas em Defesa dos Direitos dos Animais pretendem “para proteger nossos amigos de duas ou quatro patas”, segundo seus organizadores.

Além desta atividade, o grupo deverá promover debates sobre experiências com animais em laboratórios, vegetarianismo,ética,animais e meio ambiente, entre outros temas identificados como importantes no I Fórum sobre os Direitos dos Animais, ocorrido em 08 de agosto, na Câmara Municipal de Sorocaba. 

A “Cãominhada” sairá, às 10h em frente ao Estádio Municipal “CIC” em Santa Rosália e ira até a Praça Pio XII no mesmo bairro. A concentração se dará a partir das 8h30.
Comentários