Animais

Publicado: Terça-feira, 22 de setembro de 2009

Benefícios dos animais para a saúde

“Simplesmente não existe algo mais gratificante do que chegar em casa e ver meus dois bichinhos pulando em cima de mim, festejando o meu retorno e pedindo atenção, e com toda a festa que eles fazem não tem como se negar a parar, sentar e dar toda a atenção disponível, mesmo que seja somente por alguns minutos”, comenta Vanessa sobre seus dois cachorrinhos.

Conversar, brincar, dedicar um tempo diário para os animais pode funcionar como uma terapia ao ser humano, diminuindo o estresse do dia-a-dia. Pesquisas comprovam que ter um bichinho de estimação não é apenas uma questão de lazer ou companhia, mas também de saúde.
 
O estudo do American Journal of Cardiology mostra que pessoas, ao interagirem com animais constantemente, tendem a apresentar níveis controlados de estresse e de pressão arterial, além de estarem menos propensas a desenvolver problemas cardíacos. Em termos psicológicos, os cães, através de sua pureza e espontaneidade instintiva, resgatam a criança interior da pessoa e aumentam a capacidade de amar da mesma.
 
Na entrevista concedida à entidade Arca Brasil, Dennis Turner, presidente da IAHAIO, afirma que animais de companhia também são bastante prestativos para crianças, tanto em casa quanto na escola. Eles aumentam a auto-estima da criança, melhoram sua integração na sala de aula, incentivam o contato social com outras crianças e aumentam sua vontade de aprender.
 
Os animais também podem auxiliar na recuperação de pacientes, através da Terapia Assistida por Animais (TAA), onde profissionais ligados à saúde, como fisioterapeutas, psicólogos e pedagogos utilizam cães ou gatos para incrementar o tratamento de seus pacientes. O aumento da auto-estima e a aceleração da recuperação, são beneficios concedidos por esses animais terapeutas.
Comentários