Bem estar

Publicado: Quinta-feira, 17 de setembro de 2009

21 de Setembro: Dia Mundial da Paz

Ações e reações em cadeia movimentam o mundo pela Paz.

Crédito: Banco de Imagens 21 de Setembro: Dia Mundial da Paz
O problema com o mundo é que fazemos o círculo de nossa família muito pequeno, disse Madre Teresa
Por Deborah Dubner

“Nós não podemos fazer grandes coisas. Apenas pequenas coisas com grande amor.” (Madre Teresa)
 
21 de Setembro é proclamado pela ONU como sendo um dia de cessar-fogo e de não violência em todo o mundo. A finalidade não é apenas que as pessoas pensem na paz, mas sim que façam também algo a favor da paz. Neste dia, comemora-se também, no Brasil, o Dia da Árvore. Paz e árvore são duas palavras que remetem a muita reflexão, e que combinam perfeitamente juntas.
 
Os povos de todo o mundo são chamados para refletir e agir no Dia Internacional da Paz, num mundo cada vez mais caótico e instável, marcado por profundas injustiças sociais e sob o signo da guerra. Nações, povos de diferentes origens e culturas, religiões e filosofias de vida diversas se irmanam na busca pela paz, quando se entende que nenhum caminho é superior a outro.
 
A equipe do www.itu.com.br levantou algumas frases sobre a paz para ajudar nossos leitores a refletir sobre este tema. No entanto, falar, ler e discutir é apenas o inicio do caminho.
 
Outra forma inspiradora de sentir a paz é através de imagens do cotidiano, que muitas vezes podem passar desapercebidas. Mas não para o fotógrafo ituano Juca Ferreira, que com sua sensibilidade e técnica, registra imagens de paz no seu dia a dia. Confira!
 
Universidade da Paz
 
“Eternos aprendizes que somos, experimentamos a ecologia profunda que abrange o indivíduo, a sociedade, o planeta e o universo.”
 
Nem todos sabem que o Brasil abriga uma Universidade da Paz. Criada por um movimento mundial de pessoas e instituições afins, a Unipaz trouxe a idéia de semear uma cultura de paz entre os vários segmentos sociais, além de tornar ampla a consciência e promover a integridade do ser, divulgando dessa maneira, o movimento holístico.
 
O grande idealizador e mentor desse ousado projeto é Pierre Weil, nascido em Strassburgo, educador, psicólogo e escritor, que dedicou toda sua vida a promover, divulgar e aprofundar reflexões e vivências relacionadas à paz e não violência e que encontrou no Brasil “o abraço brasileiro responsável pela escolha de viver aqui”.
 
A essência do trabalho da Unipaz é trazer o global para o local, ou seja, ensinar a pensar globalmente e agir localmente. Assim, ela promove e desenvolve várias atividades de cunho nacional e internacional para a ampliação de conhecimentos e troca de experiências, construindo deste modo, uma nova visão de mundo.
  
Atualmente a Unipaz possui 9 unidades no Brasil e está espalhada em diversos países como França, Portugal, Argentina, Honduras, Bélgica e Equador. Cada unidade tem uma programação bem diversificada.
 
A luta pela paz é global!
 
“O problema com o mundo é que fazemos o círculo de nossa família muito pequeno.” (Madre Teresa)
 
Comecei esta matéria separando os movimentos mundiais dos movimentos brasileiros. Demorou pra cair a minha ficha de que hoje as fronteiras não existem mais. O que ocorre aqui, ocorre acolá. Não são mais as fronteiras territoriais que nos separam. A separação é apenas na mente. Graças aos avanços tecnológicos e ao poder das mídias sociais quando utilizadas para o bem, estamos todos conectados. Sentimos na pele que uma ação pequena pode afetar milhões de pessoas, a milhares de quilômetros de distância. Aprendemos a ter consciência global, e entendemos que podemos – e devemos – agir em nosso pequeno mundo. E que isso já é o bastante!

Separei então alguns movimentos pela Paz que estão plantando sementes. Alguns eu conheço mais de perto, outros mais de longe. Mesmo assim, é fácil interagir, aprender, contagiar e ser contagiado. São apenas pessoas. Gente como eu e você, neste vasto universo que pede trégua. Gente de todas as raças, religiões e convicções que querem apenas uma coisa: viver a vida com amor e paz. É essa a nossa luta!
 
Marcha Mundial pela Paz e a Não Violência
 
“Para que se escute o clamor de milhões de pessoas que querem a paz, o fim das guerras e de todo tipo de violência”.
 
A Marcha Mundial pela Paz e a Não Violência começar&aacu
Video oficial da Marcha Mundial pela Paz e Não Violência
Comentários