Região

Publicado: Quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Utopia da liberdade é tema do Café Filosóico

O sociólogo Marcelo Coelho será o palestrante.

O sociólogo Marcelo Coelho é o convidado do Café Filosófico CPFL do dia 28 de agosto, às 19 horas, na CPFL Cultura em Sorocaba. O tema da noite, “Utopia da liberdade e da juventude: crise e superação da liberdade perfeita num corpo eternamente jovem”, encerra a série "Os fantasmas da perfeição", que tem curadoria do filósofo Luiz Felipe Pondé.
 
Mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo, Marcelo Coelho escreve semanalmente na Folha de São Paulo e recentemente publicou Tempo Medido e Crítica Cultural: Teoria e Prática, ambos pela Publifolha. Como ficcionista, escreveu Noturno (Iluminuras, 1992) e Jantando com Melvin (Imago, 1998).
 
“Com a realização moderna de uma maior mobilidade social e psicológica, como ficam os homens e as mulheres diante do fato de que quanto maior a liberdade, maior a insegurança afetiva e ética?”, questiona Coelho. E completa: “Em que medida a liberdade é também uma maldição? Com o impacto das técnicas de manutenção da juventude artificial, qual seria o desdobramento de um corpo ‘sempre jovem’ para uma alma que vê o envelhecimento como apodrecimento sem significado?”
 
O Café Filosófico CPFL em Sorocaba é realizado no Auditório da CPFL Piratininga, localizado na avenida Armando Pannunzio, 1555, Jardim Romilda. A entrada é gratuita e por ordem de chegada (capacidade: 90 lugares). Mais informações pelo telefone (19) 3756-8000.
Comentários