Economia & Negócios

Publicado: Segunda-feira, 20 de julho de 2009

Twitter: ferramenta a serviço da fé

Por Letícia Sauthier
 
O desafio de acompanhar o admirável mundo do twitter e das redes sociais é grande e vem mobilizando cada vez mais pessoas. Recente estudo da consultoria norte-americana Nielsen revelou um aumento de quase 1.500% no número de usuários entre os meses de maio de 2008 e 2009. Mais do que isso, a pesquisa aponta que 10% do tempo que uma pessoa passa na internet são dedicados ao acesso de blogs, redes sociais e twitter.
 
O fato de poder ser acessado de qualquer lugar faz com que a maioria dos acontecimentos seja anunciada primeiramente no twitter. Se junta a isso a vantagem de oferecer mensagens curtas, com cerca de 140 caracteres. Ideal, portanto, para conquistar a população mais jovem, acostumada aos bate-papos virtuais no messenger (MSN) e aos torpedos (SMS).
 
A exemplo de toda nova tecnologia, ainda há muito a ser observado sobre as contribuições e prejuízos do twitter. Há quem garanta que, a partir de agora, nada mais passará despercebido no mundo. Ataques, guerras, pandemias... Tudo será divulgado. Por outro lado, a Igreja Católica começa a enxergar o lado bom de utilizar uma ferramenta que ‘fala’ a língua do jovem para dar continuidade ao processo de evangelização. E são os próprios fiéis que trazem essas novidades para o seio da religião.
 
Hoje, o twitter já é um importante canal de divulgação de eventos, ações religiosas e campanhas. Inclusive, vem sendo cada vez mais usado na transmissão de uma palavra de fé e esperança para avivar o coração da juventude twitteira.
 
A Igreja Católica tem lançado um olhar muito especial na direção das transformações tecnológicas. Se os apóstolos se arriscavam em longas viagens para pregar a Palavra aos mais diversos povos no tempo da Igreja Primitiva, hoje a evangelização conta com ferramentas de tecnologia de ponta. São Paulo apóstolo certamente levaria poucas horas para atingir sua meta.
 
Com prudência, a Igreja deve estar sempre à frente de seu tempo em relação aos meios de comunicação. Evangelizar é necessário. E já que os fiéis costumam fazer uso de e-mails, internet, aparelho celular, TV a cabo, blogs, redes sociais e twitter, por que não encarar esse arsenal como ferramenta de evangelização, a fim de preservar valores em benefício da sociedade?

A Igreja vem realizando uma verdadeira reengenharia na comunicação. Comunidades de vida, como a Canção Nova, não só fazem uso das transmissões por rádio, TV e web TV para levar conteúdo de alta qualidade até cada um de seus filhos. Hoje, a palavra-chave é interação. Para alcançar aqueles que precisam conhecer a Palavra por intermédio dos meios a que têm acesso, hoje os missionários não hesitam antes de criar seus blogs, páginas pessoais na internet e twitter. Sempre a serviço da evangelização.
Comentários