Economia & Negócios

Publicado: Quinta-feira, 16 de julho de 2009

Como fazer um blog

“A dica é respeitar o usuário e acreditar na web 2.0, onde quem faz o blog são visitantes e não o blogueiro”.
 
Iniciar no mundo dos blogs, tecnicamente, é tão fácil quanto criar um e-mail. Basta ter um assunto para postar, entrar na página do domínio desejado (os gratuitos mais famosos são blogger e wordpress) e se inscrever, dando alguns dados básicos, como nome, e-mail, nome que vai dar ao blog e uma senha para acessá-lo.
 
Feito isso, é só acostumar com as ferramentas que o site oferece, personalizar como quiser e postar suas ideias.
 
Em relação ao conteúdo, Maurício Cid, autor de um dos sites humorísticos mais visitados do Brasil, diz que o essencial é dar atenção ao leitor “A dica é respeitar o usuário e acreditar na web 2.0, onde quem faz o blog são visitantes e não o blogueiro. Deixe-os opinar, votar, reclamar e participar à vontade. Muitas vezes os comentários são mais engraçados que o post em si! E avaliando a participação das pessoas, você descobre o que seus usuários realmente gostam e querem ver com mais frequência”.
 
“Eu escolhi fazer humor porque é o que eu gosto mesmo, mas tem espaço para blogs de qualquer gênero na internet! Principalmente relacionados à tecnologia. O Gizmodo, blog de maior sucesso nos EUA criou uma versão só pro Brasil por causa disso. Tem muito campo para explorar”, conclui Cid.
 
Bruno Predolin, integrante de outro blog também famoso pelo conteúdo humorístico, afirma que paciência e bons assuntos são primordiais. “A pessoa tem que ter tempo disponível e paciência pras poucas visitas que terão no começo. Se o blog tiver conteúdo legal, certamente as pessoas o encontrarão e passarão a um amigo, que passará a outro e assim por diante. Senão, ele já nasce condenado a não ter sucesso, pois o próprio dono cansará das poucas visitas e certamente o fechará”
Comentários