Cotidiano

Publicado: Terça-feira, 28 de abril de 2009

Construções Históricas de Itu

 
Em 1884, a casa teve como hóspede a Princesa Isabel e seu companheiro Conde D Eu. Por essa razão o solar ficou conhecido como Casa Imperial. Restaurada pelo casal Sebastião Gomes Caselli e Maria Lúcia de Almeida Marins e Dias Caselli, a Casa Imperial, situada na praça D. Pedro I, é um dos marcos significativos das antigas residências de Itu.
 
 
Uma fazenda do início do século XVII, que passou por sete gerações da mesma família. A primeira aquisição de terras no local deu-se em 1756, por Antônio Pacheco da Silva, filho de Manuel Pacheco Gato, que restaurou a casa para sua residência, conservando o seu mobiliário e a preciosa documentação existente desde a época das bandeiras. Possui estilo bandeirista, com salas grandes e varandas voltadas para o nascer do sol. Hoje é um ponto turístico da cidade, palco também de turismo pedagógico.
 
 
O prédio foi construído pelo Barão de Itu - Bento Paes de Barros - e inaugurado em 1858. Passou a ser o colégio Cesário Mota, primeiro grupo escolar do estado de São Paulo. Hoje é a Secretaria de Cultura de Itu, abrigando um museu de arte sacra, a pinacoteca Almeida Jr. e uma sala para concertos, além da biblioteca municipal e espaços de exposições. Um dos grandes pilares do turismo na cidade.
 
 
Fundada em 1869, utilizando a matéria prima do algodão que se excedia na região, foi uma importante fábrica de tecidos. Primeira indústria de tecidos do Brasil e primeira indústria a vapor de São Paulo. Funcionou até 1982 e hoje é um espaço cultural, tendo muitas exposições, mostras culturais e música.
 
 
Construída em 1750, a Fazenda Capoava servia para produzir mantimentos para os bandeirantes. Seguiu os diversos ciclos de plantação, como cana de açúcar e café, este último com o Dr. Vigílio Aguiar, que representou o Estado junto ao governo federal na época. Atualmente é um hotel-fazenda, com turismo histórico e um espaço cultural.
 
IGREJA DO BOM JESUS
 
Edificada em 1610 por Domingos Fernandes, começou como uma pequena capela, e hoje é a igreja mais antiga de Itu. O santuário traz um altar de mármore de carrara, com muitos detalhes históricos e obras de arte, como esculturas e pinturas. É onde se encontra também a sepultura do Padre Bartolomeu Tadei.
 
 
Em 1719 foi construído, inicialmente, o Convento do Carmo por Frei João Batista de Jesus.
Sua construção se deu por ordem de D. João V, atendendo ao pedido das Câmaras de Itu e Sorocaba. Verdadeiras obras de arte são guardadas na Igreja do Carmo, que tem pinturas muito alegres, constituindo um “Barroco paulista” bem brasileiro, como gostava de classificar Mário de Andrade para esse tipo de arte. Encontram-se também muitas imagens de santos Carmelitas.
 
 
A matriz de Nossa Senhora da Candelária foi construída em 1780, sob orientação do Padre João Leite Ferraz. Recebeu depois, sucessivas reformas, em que se destaca o trabalho de Ramos Azevedo e de Paula Souza. Segue o estilo barroco, com imagens, pinturas e um rico acervo de obras de arte. Possui ainda um órgão vindo de Paris no século XIX e três obras de Almeida Jr. Sua estrutura é em taipa de pilão, como as construções da época.
 
 
Comentários