Animais

Publicado: Sexta-feira, 13 de março de 2009

Clube de Cãompo de Itu oferece Day Care

Para participar, o animal deve estar devidamente vacinado.

Crédito: Arquivo do Clube de Cãompo Clube de Cãompo de Itu oferece Day Care
No local, os cães realizam diversas atividades recreativas
Dedicar tempo e disponibilizar um local para que os cães realizem exercícios físicos e atividades de lazer são itens que estão no topo da lista de considerações para manter a posse responsável de um animal. Porém, nem sempre as atividades diárias ou o espaço físico oferecido pelos donos estão de acordo com aquilo que os pets precisam.
 
Para suprir essa necessidade, o Hotel Fazenda Clube de Cãompo criou o Day Care. Semelhante à rotina de uma creche para humanos, na qual há um dia destinado a atividades educacionais e brincadeiras, o serviço dispensa o pernoite e traz benefícios à saúde e ao comportamento dos peludos, além de proporcionar comodidade aos proprietários.
 
Realizado em uma área verde 20.000m², o Day Care possui uma programação que prioriza atividades esportivas e recreativas, como os exercícios básicos de Agility, as brincadeiras com os discos conhecidos como Frisbee e passeios nos quais os cães ficam sem coleira.
 
Outro diferencial é que durante o período em que os cães estão no Clube são realizados exercícios de socialização e obediência, nos quais o cão é apresentado a outros animais e recebe o ensinamento dos comandos básicos de adestramento como o senta, deita e fica. “Todas as atividades são feitas sob a supervisão do adestrador Alexandre Zanetti, que tem em seu currículo ampla experiência em socialização e estudo de problemas comportamentais de cães”, destaca o proprietário do local, Aldo Macellaro Junior.
 
O médico veterinário explica que o exercício físico realizado ao ar livre, com o animal sem coleiras e na companhia de outros da mesma espécie, promove um gasto energético dificilmente obtido com os passeios nos quais o cão acompanha o dono preso a uma guia. Essa intensidade promove a liberação de endorfinas, substâncias responsáveis pela sensação de relaxamento e bem estar no animal. “Do ponto de vista do comportamento, há também uma redução da ansiedade daqueles cães considerados hiperativos pelos donos. Com isso, temos relatos de diminuição de destruição de objetos e plantas em casa, diminuição de latidos excessivos e problemas como pular nas pessoas”, diz. “Em relação à saúde, as atividades trazem um condicionamento cárdio-respiratório, bem como um fortalecimento de toda musculatura do aparelho locomotor do animal prevenindo o aparecimento de doenças.”
 
Aldo esclarece ainda que o contato com outros humanos e animais constrói uma base emocional sólida, aumentando a autoconfiança do cão e reapresentando o primitivo comportamento natural de convivência em grupo das matilhas. “O resultado disso é a melhora de comportamento também nos passeios diários, diminuição da ansiedade em situações onde há visitas de pessoas e cães na casa e controle em casos de agressividade”, relaciona. “Para os proprietários que têm um tempo limitado, o benefício é a comodidade de realizar em apenas um dia, atividades que trazem benefícios físicos e educacionais. Já para aqueles que freqüentam as aulas de obediência ou Agility no Clube de Cãompo, existe um repasse de todos os exercícios realizados durante as aulas, o que acelera o processo de aprendizagem do cão”.
 
Cães de todas as raças e em todas as faixas etárias podem participar do Day Care, para isso basta que estejam com vacinas essenciais – Raiva, V8 e Respiratória – em dia, assim como a vermifugação e o controle parasitário atualizados. As únicas restrições são em relação a cães extremamente agressivos com humanos, pois dificultaria muito o trabalho e para estes casos é necessário um planejamento especial e individualizado.
 
Cuidados especiais também precisam ser tomados com cães de idade avançada, bem como com os cardíacos e obesos ou aqueles que possuem algum problema locomotor como displasia, rupturas de ligamento, problemas de coluna. “Por isso todas as informações pertinentes sobre histórico de comportamento e um atestado de saúde do veterinário são essenciais para a inserção do animal nos grupos”, explica Aldo. “Da mesma forma que nós humanos devemos fazer um check up antes de iniciar a academia”.
 
O Clube de Cãompo possui turmas de Day Care em andamento às terças e sextas-feiras das 9h às 16h, porém o serviço pode ser realizado em outros dias da semana havendo interesse. Os proprietários podem pagar pelo serviço de maneira avulsa, pelo valor de R$70, ou fechar um pacote mensal que dá direito a um dia de atividades por semana, neste caso o valor é de R$ 200.
 
O Clube possui também serviço de transporte, para os proprietários que não tem disponibilidade buscar e levar o animal. Este serviço não está incluso no valor da diária e é cobrado de acordo com a localização da residência do cliente.
 
O Clube de Cãompo – Hotel Fazenda para cães está localizado na rodovia SP-300 (Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), km 94,5 – Itu/SP. Mais informações pelos telefones (11) 4897-9518 e 9968-4729.

Leia mais: www.clubedecaompo.com.br

Comentários