Cultura

Publicado: Quinta-feira, 12 de março de 2009

Itu sedia exposição de moedas e cédulas mundiais

A mais antiga é um patacão de prata, de 960 réis, de 1812.

Neste sábado, dia 14 de março, às 10 horas, será aberta uma exposição de cédulas do Brasil e do Mundo, pertencentes ao acervo do colecionador Antonio Salviano. A mostra ficará sediada no Espaço Cultural “Almeida Júnior”.
 
Antonio Salviano gosta de se definir como “um paraibano falante e bem humorado”, sendo conhecido em Itu não somente por prestar bom atendimento como garçom no Bar do Alemão, mas por divulgar sua grande coleção de moedas e cédulas antigas. O colecionador criou seu acervo, que engloba todas as partes do mundo, através de um "garimpo" entre as pessoas mais velhas da cidade e também os frequentadores do restaurante no qual trabalha.
 
Salviano possui, de 1916 a 2009, todos os exemplares de dinheiro brasileiro. A mais antiga é um patacão de prata, de 960 réis, de 1812. Há outras preciosidades, como uma nota de 2 mil réis, do tempo do Império (1882), e o vintém, de 1831. Ele possui ainda cédulas raras como as do Tibet, Nepal e Camboja.
 
Vindo de uma família de 12 irmãos e criado na roça, o colecionador de moedas veio para Itu em 1975, quando começou a trabalhar como garçom. Seu sonho de aposentadoria é voltar para sua terra e, obviamente, continuar aumentando sua admirável coleção de moedas.
Comentários