Sustentabilidade

Publicado: Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Comitê da Bacia do Médio Tietê se reúne em Salto

Várias autoridades regionais compareceram ao encontro.

Comitê da Bacia do Médio Tietê se reúne em Salto
A 44ª Reunião do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Sorocaba e Médio Tietê aconteceu na sexta-feira, dia 06 de fevereiro, em Salto. Estiveram presentes representantes de Prefeituras, Sociedade Civil e do Estado, que tiveram a oportunidade de discutir assuntos pertinentes ao CBH-SMT como o processo eleitoral, a cobrança pelo uso da água e o protocolo de intenções entre o Comitê e a Sabesp.

Fizeram parte da mesa diretora dos trabalhos o presidente do CBH-SMT, Wendell Wanderley Rodrigues, a deputada estadual Ana Perugini, o presidente do Consórcio de Estudos, Recuperação e Desenvolvimento da Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CERISO) e prefeito de Porto Feliz, Cláudio Maffei, o secretário executivo do Comitê, Sétimo Humberto Marangon, o prefeito de Salto, José Geraldo Garcia, o presidente da Agência de Bacias, professor - doutor André Cordeiro Alves dos Santos e o representante da Secretaria Estadual de Saneamento e Energia, Rui Brasil.
Protocolo de intenções com Sabesp
Um dos assuntos que mais gerou discussão durante a 44ª Reunião do CBH-SMT foi o protocolo de intenções entre o Comitê e a Sabesp, assinado em 18 de fevereiro de 2008, com a presença da secretária de Saneamento, Dilma Pena. O protocolo versa sobre a despoluição no Alto Tietê (na região metropolitana de São Paulo) e ações no Médio Tietê.
Desde o ano passado membros do Comitê participam de reuniões na Secretaria Estadual de Saneamento e Energia, solicitando um cronograma físico-financeiro para as obras objeto do protocolo. Nos últimos dias, as reuniões foram intensificadas com o objetivo de se ter esse cronograma para ser apresentado durante a reunião em Salto.
Após a exposição dos técnicos da Sabesp, vários questionamentos foram levantados pelas autoridades ali presentes. A deputada Ana Perugini esclareceu que a Sabesp tem uma dívida, um débito com a população da região. “Eu ressalto o brilhante trabalho feito pelo Comitê e acredito que a Sabesp vai cumprir seu protocolo. Mas, a função fiscalizadora dos integrantes do CBH-SMT não deve ser esquecida nunca, pois é fundamental resolvermos a questão ambiental na região”.
Comentários