Cinema

Publicado: Terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Projeto "Vá ao Cinema" exibe filmes gratuitamente

1,9 milhão de pessoas, em 100 cidades, já participaram.

O programa “Vá ao Cinema”, da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) levou 1,9 milhão de espectadores para assistir gratuitamente filmes brasileiros em 100 cidades do interior e litoral paulista.
 
Em um ano em que o saldo do cinema nacional não foi dos melhores, pois de acordo com a Agência Nacional de Cinema (Ancine) e o Sindicato dos Distribuidores Cinematográficos menos de 10% do público que foi às salas de cinema do país escolheu um filme nacional, o Vá ao Cinema distribuiu 2,5 milhões de vale-ingressos com um índice de aproveitamento de 76%.
 
Em 2007 nasceu o Vá ao Cinema com a proposta de distribuir vale-ingressos aos alunos da rede pública estadual. Os ingressos são destinados a sessões de filmes brasileiros, o que caracteriza o pioneirismo desse projeto formador de público e difusor do cinema nacional. “A iniciativa estimula o hábito de ir ao cinema como uma experiência artística e de lazer, pois os alunos freqüentam as mesmas sessões do público pagante de cinema, e não sessões fechadas de cunho pedagógico.
 
Além disso, o fornecimento de ingressos gratuitos é um incentivo para a ocupação das salas, sobretudo para os jovens de baixa renda, cujo acesso ao cinema é economicamente restrito”, afirma André Sturm, coordenador da Unidade de Fomento da Secretaria de Estado da Cultura.
 
O programa difunde o cinema brasileiro, atuando em duas frentes: na formação de público, levando ao cinema pessoas que estão afastadas por não terem condições financeiras ou porque não têm o hábito de freqüentar as salas; e no apoio a exibidores que lutam com dificuldade para manter seus estabelecimentos em funcionamento. “O programa atua na formação de público e no apoio aos exibidores que lutam com dificuldade para manter seus cinemas em funcionamento em todo o Estado”, diz André Sturm.
 
A distribuição dos vale-ingressos foi realizada por produtores das próprias cidades, que visitaram as escolas e conversaram com os alunos sobre o funcionamento do Vá ao Cinema e o conteúdo dos filmes. A escolha dos títulos ficou a critério dos exibidores participantes, que receberam R$ 3 reais por cada vale trocado na bilheteria.
 
O Vá ao Cinema permitiu, ainda, o acesso imediato a produções lançadas simultaneamente nas metrópoles brasileiras, possibilitando que o público de cidades do interior e do litoral paulista acompanhasse na tela grande a cinematografia brasileira contemporânea. Este ano, foram exibidos 40 títulos, entre os quais O Ano em que meus pais saíram de férias, aclamado filme de Cao Hamburguer, e Chega de Saudade, premiado longa da cineasta Laís Bodansky.
Comentários