Esportes

Publicado: Sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Pontuação no jogo de rugby

> TRY (5 pontos): é marcado colocando-se a bola na área chamada in-goal. É importante observar que para o try ser validado, a bola, o solo e a mão do jogador-atacante devem estar em contato simultaneamente. Isso recebe o nome de "cravar a bola”.

> CONVERSÃO (2 pontos): após obtido um try a equipe beneficiada com os cinco pontos tem o direito de chutar a bola para o upright. Se convertido, o chute rende mais dois pontos para a equipe. Na conversão a bola pode ser colocada a qualquer distância do upright (linha do fundo), desde que esteja na mesma direção (perpendicular à linha) de onde a bola foi "cravada" no momento do try.

> PENALTY KICK (3 pontos): no caso de faltas graves é marcado o penalty. O time beneficiado com a marcação pode cobrá-lo de três maneiras diferentes:
- Reiniciando o jogo (após a equipe infratora recuar dez metros);
- Chutando a bola para fora do campo (com a vantagem da cobrança lateral);
- Optar por um penal kick. Neste caso a bola é colocada no local da infração e chutada em direção ao upright. Se convertido, o "penal" (como dito aqui no Brasil) rende três pontos à equipe. A bola entra em jogo logo após o chute podendo ser disputada se o mesmo não for convertido.

> DROP GOAL (3 pontos): a qualquer momento da partida um jogador pode chutar a bola para o upright. A única exigência é que a bola esteja originalmente nas mãos do chutador e que ela toque o solo antes de ser chutada (chute de bate-pronto ou simplesmente drop).
Comentários