Esportes

Publicado: Sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Curiosidades do rugby

Crédito: Equipe de rugby de Itu Curiosidades do rugby
A bola de rugby é de formato oval, feita de couro semelhante a uma bola de futebol
Arbitragem

No rugby existem três ou quatro árbitros, sendo três de campo. O principal apita e conduz o jogo em campo e os outros dois são laterais como no futebol. Em competições internacionais ou dentro das grandes ligas, existe ainda o árbitro de vídeo, que assiste à partida pela televisão e tem acesso a recursos para conferir jogadas nas quais os três árbitros têm dúvida ou não chegam a um consenso. Serve também para advertir ou punir jogadores que cometeram agressões contra os adversários durante a partida.

Bola
 
A bola de rugby é de formato oval, feita de couro semelhante a uma bola de futebol. Tem entre 58 e 62cm de comprimento por entre 28 e 30cm de largura, pesando entre 410 e 460 gramas.
 
Campo
 
O campo é de formato retangular, tem comprimento máximo de 144 metros e largura máxima de 70 metros. É dividido pela linha do meio de campo que separa os dois lados. Também é dividido em duas regiões de touch in entre 10 e 22 metros de comprimento.
 
Equipamentos
 
No rugby é usado apenas proteções flexíveis, feitas geralmente de tecido, espuma ou borracha. Algumas delas são obrigatórias.

> Chuteira: Utilizam-se chuteiras exclusivas do desporto, com travas maiores.

> Shoulder pad: Uma espécie de colete com partes amaciadas. Existem modelos que protegem os ombros, o abdômen, o peitoral, as costas e o bíceps, ou apenas algumas dessas partes. O uso é feito por debaixo da camisa, então o protetor não é visto pelas pessoas.

> Boqueira: Proteção para os dentes. Sendo mais comum apenas a proteção única (apenas para os dentes superiores), pois não atrapalha a respiração, nem a comunicação entre os jogadores.

> Scrum cap - Espécie de capacete com partes amaciadas para proteger o crânio de impactos de pequena e média força. Seu principal uso é de proteção para as orelhas, evitando o atrito dessas e possível deformação das mesmas. O scrum cap é mais utilizado pelos Avançados do que pelos Linhas.
Comentários