Esportes

Publicado: Quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Rugby em Itu

Crédito: Equipe de rugby de Itu Rugby em Itu
Dos quatro membros fundadores, a equipe cresceu para 25 jogadores das mais diversas idades, níveis sociais e cidades
Durante discussões em sites de relacionamento na Internet, descobriu-se o interesse de alguns jovens ituanos pelo rugby. Embora tivessem pouca experiência e apoio, iniciaram seus treinos na Praça Duque de Caxias, no centro de Itu, aprendendo as técnicas do esporte em conjunto e compartilhando suas experiências.
 
Assim, no dia 26 de maio de 2008, foi fundado o time de rugby de Itu, ainda sem um nome definido, porém com muita dedicação e perseverança. Dos quatro membros fundadores, a equipe cresceu para 25 jogadores das mais diversas idades, níveis sociais e cidades, tendo jogadores inclusive de São Paulo e Sorocaba.
 
Surgiu então, a necessidade de buscar um local de treinamento mais amplo para que o treino pudesse ter maior organização e ser feito da maneira mais correta. O primeiro lugar disponível foi o Clube da AFUBESP, também conhecido como “Banespinha”, porém ainda assim o campo não era grande o suficiente para que os jogos pudessem fluir como deveriam.
 
Ainda em busca de um local ideal para treinamento, o time conseguiu um campo amplo e num local aberto em um condomínio de chácaras, porém a distância do centro (aproximadamente 15 km) e a burocracia para o acesso ao local, impediram a continuidade do treinamento. Em seguida o grupo obteve autorização para realizar os treinamentos na Escola Agrícola de Itu, onde não permaneceram mais que três semanas, porém, desta vez por um motivo positivo. Depois de uma reunião com a Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Itu, foi possível a liberação de um campo municipal para a realização dos treinos semanais.
 
O time aspira disputar campeonatos de nível estadual e nacional, já começando a adquirir experiência através de amistosos. Recentemente alguns jogadores ituanos participaram, em Jundiaí, de uma das etapas do Campeonato Paulista do Interior em conjunto com atletas de Sorocaba e Campinas, e exerceram posições importantes, destacando-se como apoiadores e pontuadores.
 
A sede do time está localizada na rua Angelo Gatti, no Lazer Ludogério José da Silva, também conhecido como SEME, o qual possui arquibancada provisória e vestiário. Os treinos são realizados aos domingos, a partir das 14 horas. A equipe também treina outros dois dias da semana, em lugares públicos improvisados.
Comentários