Esportes

Publicado: Quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

História do Rugby

A versão tradicional da história do Rugby diz que o criador deste desporto foi William Webb Ellis, um estudante de Londres. Durante uma partida de futebol realizada em 1823 na Rugby School, o jovem teria ficado irritado com a monotonia do jogo e teria agarrado a bola nos braços e corrido o campo, provocando a ira de seus colegas, que tentaram pará-lo, agarrando-o de qualquer maneira.
 
Outra versão diz que a bola era carregada com os braços com freqüência durante os anos de 1820 e 1830. Estudantes da Rugby School dizem também que a bola carregada fazia parte do jogo há muito tempo, contrariando a história de William.

Apesar da contradição da origem, importantes instituições como a French Rugby Federation concedem grande importância à manutenção do túmulo de William Webb Ellis como um símbolo do surgimento do rugby. William viveu como pastor e foi sepultado no cemitério marítimo em Menton, França.
 
Em 1871 foi fundada a Rugby Union em Londres, e da Inglaterra expandiu-se para o mundo. No País de Gales, onde o rugby tem raízes profundas principalmente na população humilde, encontrou terreno propício para o seu desenvolvimento auxiliado pelo espírito do povo. Posteriormente foi levado para a Escócia, Irlanda, continente europeu (notadamente para a França) e navegou rumo às colônias do Império Britânico: Austrália, África do Sul, Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos.
 
Um evento importantíssimo para o rugby é o Torneio das Seis Nações, realizado anualmente pelas equipes da Inglaterra, País de Gales, Irlanda, Escócia, França e Itália. Além dele, existe o torneio das Três Nações, disputado por Nova Zelândia, Austrália e África do Sul. Além desses campeonatos, as principais seleções do mundo disputam anualmente uma série de amistosos, denominados Tests, os quais são muito valorizados no mundo do rugby.
Comentários