Educação

Publicado: Quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

UFSCar abre inscrições para curso de Pós-Graduação

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de janeiro.

O campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe as inscrições para o processo seletivo do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM).
A criação do Programa, o primeiro a ser implantado no campus Sorocaba, foi aprovada recentemente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes), responsável também pela aprovação do segundo Programa de Pós-Graduação do campus, sobre Diversidade Biológica e Conservação, com inscrições a partir do dia 19 de janeiro.
As inscrições para o PPGCM podem ser realizadas pessoalmente até o dia 30 de janeiro, de segunda a sexta-feira, entre 9 e 11 horas, em sua secretaria específica, localizada no Edifício de Gestão Administrativa do campus Sorocaba, instalado na Rodovia João Leme dos Santos, km 110, Bairro Itinga, ou via correio, sendo consideradas apenas as cartas com data de postagem até o dia 28 de janeiro, através do mesmo endereço, cep 18052-780. Em seu primeiro ano o PPGCM está disponibilizando 12 vagas para o mestrado.
Para inscrição é preciso apresentar ficha de inscrição do Programa; duas cartas de recomendação; uma foto 3x4; uma cópia do diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação, do histórico escolar do curso de graduação, do RG e do CPF; além de duas cópias do curriculum vitae.
O processo seletivo é composto de três etapas. Na primeira ocorre a análise dos documentos solicitados para a inscrição. A segunda etapa é composta por uma prova sobre conteúdos específicos da área de Ciência dos Materiais, que acontece no dia 10 de fevereiro, das 8h30 às 11h30. A terceira, composta por uma entrevista com docentes do Programa, acontece também no dia 10, às 14h30.
A divulgação da relação dos aprovados na primeira fase ocorre no dia 4, e da segunda e terceira no dia 12 de fevereiro. Há a possibilidade de apresentar recurso contra o resultado até o dia 5 para a primeira fase e até o dia 13 de fevereiro para a segunda e terceira fases. O resultado final será conhecido no dia 19 e a matrícula para o primeiro período letivo realizada entre os dias 23 e 24 de fevereiro.
Os aprovados no processo seletivo poderão concorrer a bolsas de fomento da Capes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Mais informações sobre as inscrições e outros dados a respeito do curso podem ser obtidas nos telefones (15) 3229-5941 e 3229-5943.
Comentários