Animais

Publicado: Segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Dez dicas para viajar com os animais

Crédito: Danheller.com Dez dicas para viajar com os animais
Uma das regras é não levar o animal solto nem com a cabeça para fora
1º - Dica da veterinária Daniela Ariza: não dê alimentos ao cão quatro horas antes do percurso. Para água a regra deve ser uma hora antes. Em caso de felino, o jejum é de duas horas antes do percurso.

2º - Depois de rodar por uma hora, pare o automóvel e desça com o cão para possíveis necessidades fisiológicas. Um pouco de água é necessário para hidratação. Quanto maior o porte (médio para cima), mais curtas devem ser as paradas.

3º - Leve acessórios do bicho de estimação para que ele se sinta em casa. Em caso das caixas de transporte, coloque o próprio cobertor do animal como forro para reforçar a idéia da casa.

4º - É obrigatório levar a carteira de vacinação e uma Guia de Trânsito de Animais (GTA) emitido por médico veterinário particular. Lembrando que, a partir de março de 2009, a GTA não valerá mais para cães e gatos, sendo necessário um atestado de sanidade do animal.

5º - Nunca dê comida durante a viagem: isso causa enjôo e altera o sistema digestivo.

6º - Não faça do seu animal um marinheiro de primeira viagem. Rode com o “companheiro” antes da viagem em distâncias curtas para que ele se acostume com o movimento do automóvel.

7º - O ar-condicionado deve ficar em uma temperatura próxima da externa.

8º - Não levar o animal solto nem com a cabeça para fora. A regra serve para qualquer raça ou tipo. Uma distração que o motorista tenha com o movimento do bicho pode ser fatal.

9º - Existem no mercado de pet shop calmantes naturais. Informe-se sobre o melhor com o seu veterinário, se isso for necessário.

10º - Outro produto que pode facilitar a sua vida são as fraldas veterinárias, que podem evitar um desastre na viagem.
Comentários