Publicado: Quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Rotary Club de Itu promove Campanha de Diabetes
O atendimento será no dia 29 de novembro, no Plaza Shopping.
Deborah Dubner
O Diabetes afeta cerca de 12% da população no Brasil (aproximadamente 22 milhões de pessoas) e está na lista das 5 doenças de maior índice de morte no mundo, chegando cada vez mais perto do topo da lista.
Com o objetivo de conscientizar a população ituana, acompanhando as ações do Dia Mundial do Diabetes, o Rotary Club de Itu promove pelo segundo ano consecutivo a Campanha de Detecção do Diabetes e Hipertensão Arterial, que acontecerá no dia 29 de novembro a partir das 10 horas, no Plaza Shopping Itu. Na ocasião, haverá orientação, aferição da Pressão Arterial e teste de glicemia capilar (ponta de dedo).
Na primeira campanha (2007), foram atendidas mais de 700 pessoas, dos quais foram identificados 23 casos de pessoas portadoras desta doença e que não tinham conhecimento.
A ação tem o apoio do laboratório Abbot do Brasil e do Plaza Shopping Itu, em parceria com a Prefeitura Municipal.
O que é diabetes?
O diabetes é uma doença silenciosa e traiçoeira. Muitas vezes não é percebida até que, um dia, os problemas aparecem: doenças circulatórias, cardíacas, perda progressiva da visão, dificuldade para sarar ferimento, e até mesmo a morte.
Diabetes Mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose ou açúcar no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do nosso organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à nossa saúde. Saiba mais!
Doença crônica, o diabetes precisa ser tratado. Se não houver tratamento, os níveis de glicemia podem ficar muito altos, que estão associados a danos e falência de vários órgãos e tecidos: doenças cardiovasculares, problemas nos rins e nos pés, complicações visuais.
Sintomas
É importante estar atento aos seguintes sintomas: sede excessiva, rápida perda de peso, fome exagerada, cansaço inexplicável, muita vontade de urinar, má cicatrização e visão embaçada.
Esses sintomas surgem de forma abrupta no caso do diabetes tipo 1, sendo que às vezes podem demorar a ser identificados. No diabetes tipo 2, esses sintomas podem ser mais moderados ou até mesmo inexistentes.
Um novo estudo publicado no Jornal da Associação Médica Americana comprovou que a disfunção erétil (DE) pode ser o primeiro sinal de uma doença mais grave ligada ao sistema circulatório, como diabetes, hipertensão e colesterol. Saiba mais!
Tratamento
- Conscientização e educação do paciente, sem a qual não existe aderência
- Alimentação e dieta adequada para cada tipo de diabetes e para o perfil do paciente
- Vida ativa, mais do que simplesmente exercícios
- Medicamentos: Hipoglicemiantes orais & Insulina
- Monitoração dos níveis de glicose e hemoglobina glicada
Origem
A origem do nome Diabetes é muito antiga, vem do grego, que quer dizer “sifão”, fazendo referência ao excesso de sede que os pacientes com diabetes tinham, havendo também excesso de urina. Mais tarde os médicos descobriram que a urina desses pacientes era meio adocicada, dando o nome Mellitus, que em latim quer dizer mel ou adocicado. Desse modo, esta doença que causava excesso de sede, produzindo urina em excesso e adocicada, passou a se chamar Diabetes Mellitus (DM).
Comentários