Bem estar

Publicado: Quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Disfunção erétil pode ser sinal de diabetes

No Brasil, 11 milhões de homens apresentam o problema.

A dificuldade de ereção não é apenas um problema sexual. Um estudo publicado no Jornal da Associação Médica Americana comprovou o que muitos médicos já suspeitavam: a disfunção erétil (DE) pode ser o primeiro sinal de uma doença mais grave ligada ao sistema circulatório, como diabetes, hipertensão e colesterol. Os homens que apresentam estes problemas têm mais chances de apresentar dores no peito, sofrer infartos e derrames.
 
O estudo envolveu mais de 8 mil homens, com idade acima de 55 anos, sem histórico de doenças cardíacas. Os pesquisadores concluíram que a dificuldade de ereção é um indicador de doenças cardiovasculares, tão importantes quanto o histórico familiar do paciente. Dessa maneira, os resultados sugerem que ao apresentar dificuldade, o homem deve consultar um médico, que além de tratar o problema, avaliará o quadro físico geral do paciente.
 
Doenças como diabetes, hipertensão, colesterol e hábitos como tabagismo danificam os vasos sangüíneos presentes em todo o corpo humano. Este dano pode ser a causa da dificuldade de ereção e também o responsável por eventos cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral, popularmente conhecido como derrame.
   
Qualquer problema neste processo, como doenças do sistema circulatório, pode comprometer a ereção. A dificuldade de ereção afeta cerca de 11 milhões de homens no Brasil, sendo estimado que apenas 15% deles estão em tratamento.
Comentários