Opinião

Publicado: Quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Ricardo Madeira alerta sobre Câncer de Próstata

Crédito: Arquivo Pessoal Ricardo Madeira alerta sobre Câncer de Próstata
"O Câncer da Próstata é o mais freqüente nos homens e o segundo maior causador de mortes no Brasil"
“Trate tão bem a próstata como você trata o seu carro”.
 
O Dia Nacional de Combate ao Câncer da Próstata será comemorado no dia 17 de novembro, e deve ser entendido como um importante alerta sobre a necessidade da realização do exame preventivo para todos os homens acima de 45 anos.
 
A próstata é uma pequena glândula só encontrada no homem. Com o tamanho de uma bolinha de pingue-pongue, ela tem a função de produzir parte das substâncias da secreção espermática, permitindo que o espermatozóide sobreviva até atingir o óvulo feminino.
 
O Câncer da Próstata é o mais freqüente nos homens e o segundo maior causador de mortes no Brasil. Anualmente são diagnosticados cerca de 220 mil casos, com 28 mil óbitos.
 
O maior risco do Câncer de Próstata reside no fato de a doença não apresentar sintomas na sua fase inicial, justamente neste período, quando diagnosticada e tratada adequadamente, a chance de curar o Câncer de Próstata é muito elevada.
 
Não havendo sintomas na fase inicial, o Urologista deve utilizar duas poderosas ferramentas para o diagnóstico precoce desta doença altamente prevalente na população masculina.
 
1. O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma proteína produzida exclusivamente pela Próstata, que se eleva de maneira significativa no sangue nos casos de câncer prostático.   
 
Porém, é necessário esclarecer que o PSA também se eleva nos casos de Prostatites
(Inflamação da Próstata) e na Hiperplasia Prostática Benigna (Crescimento Benigno da Próstata). Desta forma, as conclusões baseadas apenas na leitura do PSA são no mínimo incompletas, podendo deixar passar a presença da doença na sua fase inicial.
 
2. O TOQUE RETAL é fundamental para a avaliação da consistência da próstata, que se torna endurecida e irregular nos casos onde há a ocorrência do crescimento maligno. Permite avaliar o volume da glândula e a extensão da doença além dos limites da próstata, caracterizando a doença em seu estágio avançado.
 
Todo homem sabe da importância do Toque Retal, pois dificilmente não foi avisado da ocorrência do Câncer da Próstata em um parente, amigo ou conhecido. Além disto, a doença não poupa pessoas famosas, em alguns casos, com a infelicidade da descoberta tardia e a trágica noticia da evolução desfavorável da doença.
 
Havendo alteração do PSA ou do Toque Retal, ou de ambos, excluída a possibilidade de Prostatite ou Hiperplasia Benigna da Próstata, o paciente é encaminhado para a realização da Biópsia da Próstata.   
 
A Biópsia da Próstata é um procedimento realizado preferencialmente sob sedação, de baixo risco, sem a necessidade de internação, e tem como objetivo permitir o estudo do tecido prostático, diagnosticando com precisão os casos onde está havendo a diferenciação das células normais em células malignas, mesmo que o processo esteja no seu início e ainda não provoque sintomas como dificuldade de urinar, jato fraco ou sensação de esvaziamento incompleto da bexiga após a ida ao banheiro.
 
Acredite: O exame preventivo da Próstata é muito importante e sua aceitação deve ser entendida como uma aposta na vida, contra a doença. E que mata não há nada melhor do que o diagnóstico precoce ou um bom sono, com a consciência tranqüila.
 
Para finalizar o texto, apesar de todas as explicações médicas, vou acrescentar um inusitado motivo para a realização do exame preventivo da próstata, o discurso é verídico e foi exposto pela esposa de um paciente durante uma consulta de rotina:
 
- Doutor, ele trata melhor o carro dele do que a próstata. Eu falo para ele, depois acontece aquilo e aí vão ficar de olho em mim e no carro.
 
Ricardo Yamamoto Madeira é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia.
Comentários