Cinema

Publicado: Terça-feira, 4 de novembro de 2008

Café Filosófico analisa o filme Lua de Fel

O psiquiatra Luiz Paulo Grinberg falará sobre a obra.

Café Filosófico analisa o filme Lua de Fel
Cena do filme "Lua de Fel"
O arquétipo matriarcal e sua influência nos relacionamentos serão analisados pelo psiquiatra Luiz Paulo Grinberg no Café Filosófico desta sexta-feira, dia 07 de novembro, às 19 horas, na CPFL Cultura em Sorocaba.
 
A análise, que será feita a partir do filme Lua de Fel, inaugura o módulo "A transformação cultural expressa através do cinema", que tem curadoria dos psicanalistas junguianos Carlos Byington e Maria Helena Guerra.
 
“Lua de Fel conta a história de dois artistas que se apaixonam e se tornam prisioneiros da sensualidade na busca da plenitude do amor. O exagero do arquétipo matriarcal do prazer os impede de vivenciar plenamente o amor por não considerarem a sensibilidade do outro e, por isso, caminham para a perversão e a tragédia. O filme será associado a inúmeras disfunções sociais dominadas pela sensualidade, como as adições, o consumo, o luxo e a promiscuidade”, comenta Grinberg, que é médico psiquiatra, analista membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica e autor do livro didático Jung – o Homem Criativo (editora FTD).
 
Atualmente Luiz Paulo Grinberg é doutorando em psiquiatria e colaborador do Programa de Doenças Afetivas da UNIFESP / Escola Paulista de Medicina.
 
A CPFL Cultura em Sorocaba está localizada na avenida Armando Pannunzio, 1555, Jardim Romilda. A entrada é gratuita e por ordem de chegada (capacidade de 90 lugares). Mais informações pelo telefone (19) 3756-8000.
Comentários