Bem estar

Publicado: Quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Saúde e Meio Ambiente traçam ações contra a dengue

A campanha prevê a participação de catadores de lixo.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, debateram na quarta-feira, dia 29 de outubro, ações conjuntas para o combate à dengue em todo o país. Entre as medidas de prevenção propostas por Minc está o treinamento de catadores de lixo para atuarem como agentes eliminadores de criadouros do mosquito transmissor da doença.
 
De acordo com informações do ministro Carlos Minc, a participação de catadores de lixo no combate à dengue já se revelou um reforço importante durante sua gestão na Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro. Na época, os catadores foram convocados a participar da coleta de pneus, um dos focos de reprodução do Aedes Aegypti durante o período de chuvas.
 
“A solução para o combate à dengue, com resultados práticos, é uma combinação entre educação, informação, e medidas como o abastecimento de água com qualidade e recolhimento do lixo. Não há soluções mágicas”, afirmou o ministro José Gomes Temporão.
 
Nesta quarta-feira, representantes dos ministérios da Justiça, das Cidades, da Defesa e da Integração Nacional, além da Casa Civil e Secretaria de Comunicação da Presidência da República participaram da reunião inaugural do grupo interministerial que discute medidas de combate à dengue.
 
“A dengue não é uma questão só do setor saúde. Aí reside a importância da articulação intersetorial”, afirmou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Penna, que coordenou o encontro em parceria com a secretária-executiva, Márcia Bassit.
 
Os participantes do encontro reconhecem a importância de medidas intersetoriais e devem apresentar na próxima reunião, marcada para 12 de novembro, propostas concretas de atuação em cada área para prevenção e controle da doença, sem deixar de lado a atenção ao paciente. O combate à dengue será um dos temas na pauta da próxima reunião do Conselho Deliberativo da Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia).
 
Em uma articulação entre os ministérios da Saúde e da Defesa, as Forças Armadas se prontificaram a atuar como agentes de combate ao mosquito e como força em educação e mobilização em saúde.
 
Já com o Ministério da Educação, a parceria levará informação e mobilização a estudantes e professores, como o filmete “Vila Saúde”, que será transmitido para alunos da educação básica.
Comentários