Bem estar

Publicado: Quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Parto cesárea ou cesariano

O parto cesárea ou cesariano é cirúrgico e deve haver motivos clínicos para a sua realização. Existe uma lista da Associação dos Médicos do Brasil (AMB) que enumera todas as situações-padrão em que é necessária à cesariana. Entre elas está a desproporção do tamanho do bebê em relação à pelve (bebês muito grandes ou macrossômicos), infecção herpética ativa, gestantes diabéticas ou com problemas cardíacos, a posição desfavorável do bebê na barriga e se o trabalho de parto não estiver progredindo normalmente.
 
Quando a cesárea é optada pelo médico a mamãe deixa de ser uma parturiente para ser uma paciente cirúrgica. Os cuidados com assepsia são maiores e as complicações são mais possíveis por se tratar de uma cirurgia de grande porte, os riscos são maiores.
 
A mamãe recebe a anestesia peridural (em alguns casos, a geral é necessária) e por isso não sentirá dor alguma. É colocada uma tela na região do seu tórax para melhor assepsia e a mamãe não acompanha o parto.
 
O médico corta sete camadas até chegar ao útero por uma incisão de dez centímetros feita acima dos pêlos púbicos. Ao alcançar o bebê, o médico irá tirá-lo suavemente. A equipe removerá a placenta e a examinará e o corte será fechado com pontos.
 
Opinião do profissional: “A recuperação da gestante é bem mais lenta do que em qualquer outro tipo de parto. Ela pode sentir dores e há maior risco de infecção materna e de o bebê ter problemas respiratórios, devido ao uso dos instrumentos cirúrgicos e ao fato de o bebê ser puxado de repente pra fora da barriga. Porém, nas ocasiões necessárias, a cesariana pode salvar vidas”.
Comentários