Cinema

Publicado: Quinta-feira, 16 de outubro de 2008

DVD Monumentos Históricos de Itu emociona a cidade

Itu é retratada em 50 minutos com a mais alta qualidade.

O Quartel de Itu foi palco de grande emoção hoje, dia 16 de outubro, durante a apresentação em primeira mão do documentário em DVD sobre os Monumentos Históricos de Itu, dirigido por José Antônio Barros Freire, mesmo realizador do projeto Monumentos de São Paulo. Leia uma entrevista exclusiva!
 
O vídeo retrata monumentos históricos como Espaço Cultural Almeida JúniorFazenda Capoava, Chácara do Rosário, Museu Republicano, a Casa Imperial, a Fábrica São Luiz, Igreja do Carmo, Igreja do Patrocínio e Igreja da Matriz, entre outros. Entre as pessoas entrevistadas que integram o DVD estão Mylton Ottoni, Neca Setúbal, Jair de Oliveira, Jonas Sousa, João Pacheco, Luis Roberto de Francisco, Maria Lucia Caselli, além de outros nomes importantes da história e da cultura de Itu.

O DVD conta também com a participação especial de Percival Tirapeli, especialista em barroco Paulista e autor de mais de 16 livros sobre igrejas e cultura popular e de Julio de Moraes, professor da PUC e um dos mais respeitados restauradores do país.


Importantes figuras da comunidade ituana na área cultural da cidade estiveram presentes e alguns chegaram às lágrimas, diante da qualidade e da riqueza do projeto apresentado, mostrando que Itu é uma cidade gloriosa e com muita história para contar e mostrar. “Foi muito emocionante ver tudo isso, é algo realmente de se orgulhar”, disse Maria Sofia Vidigal Pacheco, proprietária do Espaço Fábrica São Luiz.  
 
O Tenente-Coronel Carlos Sérgio Camara Saú recebeu os convidados com alegria e as autoridades municipais também estiveram presentes, como o Prefeito Herculano Júnior, os secretários de Cultura e de Turismo e o presidente da Câmara dos Vereadores.

Estiveram presentes também estudantes do Ensino Fundamental II do Colégio Almeida Júnior, que estão estudando os patrimônios históricos da cidade com o Prof. Luis Roberto de Francisco.
 
Uma homenagem especial foi feita à Maria Lucia Caselli, que há anos luta para preservar a Casa Imperial, sendo um exemplo de valorização do patrimônio ituano. Na presença de todos, o diretor Barros sugeriu a criação do Prêmio Caselli em sua homenagem. 
 
Trilha Sonora
 
Entre as inúmeras preciosidades que o DVD comporta, uma delas sem dúvida é a trilha sonora. Editado em linguagem jornalística, tem em sua trilha musical peças restauradas de Jesuino Montecarmelo, Elias Lobo e Tristão Mariano, gravadas pelo Coral Vozes de Itu e Maestro Ricardo Bernardes. As faixas da harpa e do alaúde foram gravadas no Conservatório Musical de Tatuí. “Na pintura, utilizamos ilustrações  dos arquivos do Museu do Ipiranga, Miguelzinho Dutra e Almeida Jr. Na música, usamos uma gravação primorosa, realizada nos estúdios da Universidade do Texas pelo Maestro Ricardo Bernardes da música que Jesuíno Montecarmelo fez para a inauguração da Igreja do Patrocínio. Tivemos também composições de Tristão Mariano e Elias Lobo, e músicas emocionantes do Coral Vozes de Itu”, conta o diretor Barros.

Um dos destaques é o Hino Pange Língua, a quatro vozes e baixo contínuo, de Frei Jesuíno do Monte Carmelo. A música sonoriza o trecho com depoimento do Prof. Percival Tirapeli e Prof. Julio Moraes sobre e Igreja Nossa Senhora do Patrocínio - construída por ele (inaugurada por seu filho Elias, em 1820). Frei Jesuíno do Monte Carmelo é apontado por Mario de Andrade, por sua pintura e talhas, como símbolo do Barroco Paulista.
 
Parcerias
A coordenação do projeto ficou a cargo de Ivete Gonzalez, a gerência Executiva é de Guilherme Marcondes e a arte foi executada por Juliano Shigueru e Tom Maia, autor de diversos livros e consagrado internacionalmente.
 
O DVD Monumentos Históricos de Itu recebeu o aval do Conselho de Planejamento dos Festejos de Comemoração dos 400 anos da Estância Turística de Itu e contou com o apoio da Prefeitura da Estância Turística de Itu, através da Secretaria Municipal de Cultura.
 
O patrocínio ficou a cargo das empresas GasNatural São Paulo-Sul e Hydro Acro, através do PAC (Programa de Ação Cultural Programa) da Secretaria de Estado da Cultura, que permite abatimento de até 3% do ICMS devido em contrapartida ao incentivo de projetos culturais.
Comentários