Economia & Negócios

Publicado: Segunda-feira, 6 de outubro de 2008

O papel da Internet nas eleições 2008

A Midia Social chegou para ficar e se espalhar a cada dia.

Essas eleições entraram para a história como a votação mais tecnológica de todos os tempos. Mídia Social é o termo usado para essa tecnologia, que através da Internet e dos celulares, permitiram que alguns candidatos driblassem as novas restrições de propaganda eleitoral impostas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A utilização de vídeos (Youtube), sites de relacionamentos (Orkut) e até mesmo as web rádios aproveitaram a força das redes sociais. A próxima em 2010 será principalmente definida por essa tecnologia.
 
Esse apelo tecnológico já havia sido discutido no "Eleições 2.0 – Como a Internet está mudando a política". O evento contou com a presença de especialistas de Itu e São Paulo e mostrou a políticos, candidatos e interessados no tema uma visão sobre como utilizar as redes sociais na política.

O que se percebeu este ano é que apesar da Internet ser um dos importantes veículos de divulgação dos candidatos e acompanhamento de votos, o TSE não estava preparado para acompanhar a velocidade das mudanças. Prova disso foram os debates e as confusões que aconteceram em torno disso.
 
Algumas regras do TSE restringiram as campanhas apenas à criação de sites dos candidatos, aparentemente impedindo a utilização de blogs e redes sociais. De acordo com a resolução do Tribunal, os sites criados para a promoção de candidatos devem ser cancelados após as eleições, porém o uso de blogs, e-mails ou a criação de perfis em sites de relacionamentos não estão previstos na resolução. Como se fosse possível colocar regras nisso...
 
Eleições nos Estados Unidos
 
A Internet está começando a ser mais valorizada como instrumento político por causa da campanha do Barack Obama que, inacreditavelmente, derrotou a poderosa Hillary Clinton e pode vencer as eleições americanas no próximo mês.
A estratégia declarada pelo candidato democrata tem duas palavras: Mídia Social (Social Media). As tradicionais pesquisas não conseguiam mais acompanhar a campanha e começaram a ter que medir o índice de popularidade nas principais redes de relacionamentos. Prova disso é a notícia divulgada pelo jornal Folha de São Paulo do dia 02 de outubro, que revela que no período em que o último debate realizado entre os candidatos à presidência dos Estados Unidos era exibido na TV, o fluxo de mensagens no Twitter (um portal de microblogs onde os internautas postam textos) aumentou cerca de 160%.
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