Cultura

Publicado: Quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Fazenda dos Almeida Prados em Jaú

Crédito: site da fazenda mandaguahy Fazenda dos Almeida Prados em Jaú
Fazenda antiga Mandaguahi
A escritura da primeira fazenda que os Almeida Prado compraram em Jaú é datada de 20 de setembro de 1858. Trata-se da antiga Fazenda Pouso Alegre, na época com seis mil alqueires, comprada por 6 dos 20 filhos do Capitão-Mór de Itu, João de Almeida Prado, conhecido como Coluna de Itu.
 
A propriedade foi transferida de Francisco Gomes Botão para os seis irmãos: Lourenço de Almeida Prado, Vicente de Almeida Prado, Francisco de Paula Almeida Prado, João de Almeida Prado, Antônia de Almeida Prado e Leonor de Almeida Prado.
 
A área, localizada na Vila de Jahu, foi dividida em onze partes entre os seis irmãos, sendo que cada um recebeu duas partes com exceção de Eleonor e seu marido Francisco de Assis Bueno. O tenente Lourenço de Almeida Prado ficou com as benfeitorias originais e lavouras da Fazenda Pouso Alegre, casas de morada, senzala, paiol, moinho, serra d´água, gramado e cafezal, pagando por elas dez contos de reis.

Passado muitas gerações, a fazenda sofreu mudanças e novas divisões de terras. A gleba da Fazenda Sant´Anna do Mandaguahy, que pertencia à irmã mais velha, Antonia de Almeida Prado, origina o nome da atual fazenda, que leva o nome de Mandaguahy. Assim, algumas terras da fazenda original ainda permanecem na mão da família.
 

Fonte: Fonte de pesquisa: site da fazenda mandaguahy

Comentários