Cultura

Publicado: Quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O Coluna de Itu

O Capitão Mor de Itu, João de Almeida Prado, era chamado “O Coluna de Itu”, por seus feitos militares. Foi ainda “Cavalheiro do Hábito de Cristo e Prior jubilado da Ordem Terceira do Carmo”, títulos que conquistou graças à grande estima e prestígio social.  

Nascido em Itu a 22 de setembro de 1.767, casou-se pela primeira vez com Anna de Almeida Pedroso, em outubro de 1.792, na Igreja Matriz de Itu. Ela era filha do Ajudante João de Almeida Pedroso, “O Moço”, e de Isabel Caetana do Pilar.

O segundo casamento foi com Anna Brandina de Lara Góes e Aranha, na mesma Matriz de Itu, no ano de 1.816. A nova esposa era filha do Capitão Mor de Itu Vicente da Costa Taques Góes e Aranha e de Alda Brandina do Mello Rego.
 
Faleceu em 20 de dezembro de 1.835 em Itu (SP).
 
Dois dois casamentos realizados pelo  “Coluna de Itu”, nasceram 20 filhos, sendo 10 de cada, conforme segue:
 
- Capitão Francisco de Almeida Prado “O Chapa”, pai do Barão de Itaim;
- Maria de Almeida Prado;
- Elias de Almeida Prado;
- Lourenço de Almeida Prado;
- João Tibiriça Piratininga;
- José de Almeida Prado;
- Antonio de Almeida Prado;
- Anna de Almeida Prado;
- Izabel de Almeida Prado;
- Antonia de Almeida Prado;
- Vicente de Almeida Prado;
- Francisco de Paula Almeida Prado;
- Lourenço de Almeida Prado;
- João de Almeida Prado;
- Pedro de Almeida Prado;
- Alda Brandina de Almeida Prado;
- Leonor de Almeida Prado;
- Anna Brandina de Almeida Prado;
- Gertrudes de Almeida Prado e
- Thereza de Almeida Prado
 
Dos filhos do primeiro casamento, o terceiro, Tenente-Coronel Elias de Almeida Prado mudou-se para Piracicaba (SP), onde passou a se dedicar à lavoura de cana-de-açúcar; o neto João Tibiriça Piratininga, que tem o mesmo nome do pai e seu quinto filho, e que presidiu a “Convenção de Itu”, fixou-se em Indaiatuba, o mesmo ocorrendo com o sexto filho e pai da baronesa de Itaim. A última Antonia foi para Jaú, onde deixou várias gerações.
 
Já dos filhos do segundo casamento, Vicente, Francisco de Paula, Lourenço, João e Leonor, por volta de 1.858 estavam residindo em Jaú, onde, os quatros primeiros irmãos e mais dois cunhados abriram a fazenda Pouso Alegre e muito contribuíram para o povoamento do município. 
Comentários