Educação

Publicado: Quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Estado oferece bolsa mestrado e doutorado

As inscrições podem ser feitas entre 1º e 31 de outubro.

A Secretaria de Estado da Educação definiu as datas para inscrições destinadas à bolsa mestrado ou doutorado. Todos os professores efetivos da rede, os 5.500 diretores e os 1.200 supervisores da rede estadual poderão se inscrever entre os dias 1º e 31 de outubro.
 
O projeto da Secretaria de Estado da Educação, chamado Bolsa Mestrado, foi publicado no Diário Oficial do Estado e dará R$ 790 por mês a professores selecionados para ganhar qualificação. A Secretaria determinou que nos próximos anos as inscrições ocorram em maio, junho, novembro e dezembro.
 
Todos os professores podem concorrer, desde que as regras sejam seguidas:
> Não pode haver acúmulo de cargo ou recebimento de outro tipo de incentivo por meio de bolsa (de qualquer órgão);
> Os interessados devem ter projeto aprovado pela universidade, na área de sua atuação na rede estadual (por exemplo, estatística para professores de matemática), e pela Secretaria;
> É preciso ser membro do Quadro do Magistério e ser efetivo e estável (ter passado pelo estágio probatório);
> É preciso estar distante de aposentadoria cinco ou nove anos, para mestrado ou doutorado, respectivamente.
 
O cadastramento ocorrerá via Internet, no site da Secretaria. O candidato terá que formalizar sua inscrição encaminhando sedex ou indo pessoalmente à Diretoria de Ensino de sua escola. Será preciso apresentar uma cópia da ficha cadastral preenchida na Internet, cópia de RG e CPF, cópia do último holerite, declaração de tempo de efetivo e distância da aposentadoria, declaração de horários de trabalho e local de exercício, declaração da instituição de ensino superior que o curso é reconhecido pela Capes, declaração de aprovação no processo da instituição de ensino e cópia do termo de compromisso disponível no site.
 
Inicialmente são disponíveis 700 vagas. O servidor que conseguir o benefício deve concluir o mestrado em até 24 meses, prorrogáveis por mais seis. A bolsa de doutorado tem a validade de 48 meses, prorrogáveis por mais seis. O tempo dedicado pelo servidor ao mestrado ou doutorado deve ser mantido em seguida na rede estadual: se o professor, por exemplo, estudar por dois anos, deve ficar na rede por pelo menos dois anos após a conclusão. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) avaliará os projetos dos candidatos.
 
“Queremos que o resultado chegue aos alunos. A melhoria da aprendizagem passa pela capacitação e pelo incentivo ao estudo dos professores. Temos uma clara política de valorização do professor”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Comentários