Cultura

Publicado: Terça-feira, 2 de setembro de 2008

A Origem da Dança do Ventre

A Origem da Dança do Ventre
Cena da novela O Clone, que contribuiu para a propagação da dança do ventre no Brasil
Com o propósito de cultuar a Grande Deusa (natureza) e estimular a fertilidade, a dança do ventre não tem origem oficial. Porém, acredita-se que ela tenha surgido no Egito e sido difundida no norte da Índia com as ciganas Garazee que, nômades, levaram sua cultura e modo de vida a vários lugares do mundo, como Pérsia, Mesopotâmia, Turquia e norte da África.
 
O grupo de ciganos Ouled Nail também contribuiu bastante para a propagação da dança do ventre, além de adaptar alguns movimentos diferentes da dança inicial, com rolamentos dos músculos abdominais que começavam lentos e iam acelerando, acrescentando movimentos dos pés, quadris, braços e ombros. As mulheres deste grupo saíam de suas residências apenas para dançar em centros urbanos, onde arrecadavam dinheiro e o usavam para fabricar seus cintos e suas coroas.
 
No final do século XIX, os ocidentais, na chegada ao Cairo, se impressionaram com o exotismo da dança e de suas dançarinas, que mudaram suas vestes e o estilo de dançar para agradar os visitantes, além de trocar os centros urbanos por clubes noturnos e cassinos. Algumas destas dançarinas foram levadas aos Estados Unidos e à Europa, onde refinaram a dança do ventre com alguns passos do ballet clássico e contemporâneo.
 
A partir daí foram adicionados braços mais delicados, pés de meia ponta ou em saltos, roupas brilhantes de duas peças e véus. Desde então a arte se transformara em espetáculo, considerando que ela estava sendo apresentada em grandes teatros, casas de shows e cinemas.
 
A Dança do Ventre no Brasil
 
Os primeiros árabes chegaram ao Brasil por volta de 1880 e se concentraram principalmente no estado de São Paulo. No século seguinte, na década de 50, novos imigrantes vieram ao país. A bailarina palestina Sharazad Shashid Sharkey chegou à capital paulistana em 1957, onde ministrou aulas em sua residência para algumas mulheres.
 
Nos anos 70, a dança do ventre era apresentada em restaurantes árabes: três músicos tocavam em um pequeno palco e em um determinado momento eram chamadas uma ou duas dançarinas. Estava então, lançada a primeira geração de bailarinas de dança do ventre no país. Porém, o ritmo se espalhou mesmo pelo Brasil após a exibição da novela O Clone, transmitida pela Rede Globo entre outubro de 2001 e junho de 2002, que se passava no Marrocos e era repleta de músicas e apresentações de dança do ventre executadas pelas personagens muçulmanas.
 
Fontes: www.libanoshow.com
www.conexaodanca.art.br
www.escolaharem.com.br
www.centraldancadoventre.com.br.
Comentários